Roda e avisa!

25 de novembro de 2014

altofalante-1

No Alto Falante, você sempre vai encontrar acontecimentos importantes em escala local/regional – Belo Horizonte/Minas Gerais – e, também, em escala nacional e mundial. Sempre boas notícias que podem motivar mais pessoas para uma nova atitude! Cabe a você nos ajudar a replicar, reproduzir, compartilhar, pulverizar do jeito que achar melhor. O importante é que as boas novas se espalhem e mobilizem outras pessoas.
Divulgar é bom. 
Participar é melhor ainda.

Casa de Gentil 

A Casa de Gentil é um espaço de convívio e culturas, movimentado por voluntários & apoiadores que tem como objetivo principal o empoderamento e desenvolvimento social através da construção conjunta à comunidade de um espaço de CONVÍVIO e bem estar coletivo, bem como a valorização da rica CULTURA de Raposos/MG, através de atividades, oficinas, ações e eventos, organizados e/ou apoiados pela Casa.

O nome Casa de Gentil é uma homenagem ao nobre Sr. Gentil Lúcio, raposense que em 1966 reergueu a Guarda de Congo de Nª Senhora do Rosário, revitalizabdo o congado raposense e também à José Datrino, carioca que em sua arte espalhou que “Gentileza gera gentileza”.


A Casa de Gentil fica na Rua Santos, nº78, Várzea do Sítio, Raposos/MG.
Para conhecer um pouco mais das ações realizadas, clique aqui e aqui

Rede Amigos da Rua
O OUTRO_escritório experimental de arquitetura, urbanismo e design é um projeto de extensão da Universidade FUMEC que desenvolve, entre outros projetos, a Rede Amigos da Rua Cobre, Oliveira, Opala e Ouro Fino.

A rede AMIGOS DA RUA tem como objetivo fomentar o encontro e estreitar relações entre os diversos agentes atuantes nos espaços coletivos localizados nos arredores da Universidade. A proposta é de integração dos interesses em comum, problemas e atuar de forma integrada, aliando as ações de extensão da Universidade com as demandas e iniciativas da comunidade do bairro. Só de maneira coletiva, participativa e integrada podemos avançar em termos de qualidade dos espaços públicos e coletivos, e, consequentemente, em termos de qualidade de vida e de convívio no bairro.

Um dos projetos se chama “MENOS LIXO POR FAVOR”, no qual são realizadas intervenções urbanas criadas a partir de resíduos (fotos acima), no intuito de alertar a comunidade local sobre a importância do descarte correto do lixo cotidiano.O grupo de amigos se comunica por meio de um grupo no facebook. Qualquer ajuda é bem vinda! Você pode fazer parte da ações realizadas por eles, basta entrar em contato!

Horta Beija-flor 


Sr. Carlos é morador antigo da comunidade “Pindura Saia”, que fica localizada na região do bairro Cruzeiro, e desde muito tempo ajuda na manutenção da praça Jornalista Achilles Reis (Praça da OAB), promovendo mutirão com as crianças para a limpeza do local e na sua arborização, plantando pés de castanheiras e fícus.

Há um ano, Sr. Carlos tomou uma iniciativa e, com pequenas colaborações e muita força de vontade, conseguiu transformar uma pequena área no bairro Cruzeiro, na Praça da OAB, em uma horta comunitária. O lugar utilizado é pequeno, mas disponibiliza grande variedade de ervas, como pimentas, hortelã, menta, boldo e capim cidreira, verduras, frutas e legumes como o espinafre, abacate, tomate e chuchu, além de condimentos como o manjericão, orégano e o alecrim.

Sr. Carlos divulga o seu trabalho pelo “boca-a-boca”, mas tem como projeto a publicação de um livro que conta a história da horta, com ilustrações produzidas pelas crianças da comunidade. O espaço é um belo convite ao aprendizado e ao cuidado com a natureza, além do bom exemplo de gentileza urbana que é de emocionar. A contribuição das pessoas é ponto fundamental para garantir a continuidade do projeto.

Faça uma visita!
A horta Beija-flor fica localizada no bairro Cruzeiro, veja o mapa aqui.