Para botar o bloco na rua!

10 de fevereiro de 2015

Se até 2009, Carnaval era sinônimo de descanso em casa para os belorizontinos, cinco anos depois, os blocos de rua reúnem
1 milhão de foliões nas avenidas da cidade!

Não faz muito tempo, a capital mineira ficava vazia durante os dias de carnaval, com a ida dos foliões para as cidades do interior, como Ouro Preto, Diamantina, Abaeté. Mas a folia em Minas Gerais parece estar mudando de rota.

A partir de 2011, com o movimento carnavalesco em Belo Horizonte agregando cada vez mais participantes e, com o crescimento da festa em 2014, a expectativa para este ano é receber até 1,5 milhão de pessoas para curtir a folia na capital.

Bloquinhos 
Desde 2011, as ruas, avenidas e praças de Belo Horizonte abrigam dezenas de blocos de rua, que resgataram a importância dessas manifestações culturais para o carnaval. Semeando gentileza, alegria e muita criatividade, os blocos exercitam e intensificam o nosso sentimento de pertencer à cidade onde vivemos.

A programação para este ano está mais agitada que nunca e você pode conferir aqui.

Se preferir, você também pode se orientar por esse mapa, que mostra os locais de cada bloco.

Para entender melhor a história dos blocos em BH, vale a pena ver esse documentário. Um olhar para o carnaval de rua de Belo Horizonte, em 2014, sob a perspectiva do historiador e folião Guto Borges.

Sobre Carnavais e Revoluções

Corte Real Momesca
Brilho, simpatia, alegria e muito samba no pé são atributos que não faltam à Corte Real Momesca do Carnaval de BH 2015. Rei, Rainha e as duas Princesas foram eleitos durante a festa de lançamento da folia, no último dia 8 de dezembro, e prometem fazer bonito no Carnaval deste ano. Conheça aqui um pouquinho mais de cada um dos integrantes da Corte.

Para a programação oficial completa, basta clicar aqui.

Desfiles
Com muita criatividade nas fantasias e nos adereços, os blocos caricatos e escolas de samba levam para a avenida baterias de ótima qualidade e integrantes dispostos a demonstrar todo o amor pela agremiação que representam. Confira a programação dos desfiles aqui.

Estação do Samba
Nas regionais Barreiro, Oeste, Noroeste, Norte e Venda Nova já estão montados os palcos para a apresentação das mais de 30 atrações que compõem, este ano, a Estação do Samba em BH. A programação valoriza a cultura do samba de raiz, do samba-enredo, o samba tradicional e de seus maiores expoentes na cidade. Saiba mais.

Confira a programação completa aqui.

Carnaval Infantil 
Para os pequenos foliões que adoram se fantasiar e se enfeitar para pular o Carnaval, também há várias opções na cidade. O blog NaPracinha fez uma lista com todas as atrações especiais para a criançada que vale a pena conferir! Se programe e leve os pequenos!

E o vinavina deseja que o carnaval de todos 
seja repleto de amor e diversão! 
Vamos nos divertir com responsabilidade e segurança. 
A cidade é nossa!!