Alto Falante :: Redescobrindo BH

29 de agosto de 2015

O corre-corre diário nem sempre nos permite ver e reparar a nossa cidade com a atenção que ela merece. São muitos os detalhes que passam despercebidos pelos nossos olhos cansados e acostumados a enxergar sempre a mesma paisagem. Para mudar e ampliar esse olhar, separamos alguns projetos e boas iniciativas que vão te ajudar a descobrir uma nova BH.

BH Num Pulo

O Num Pulo é um projeto do casal Daniel Negreiros e Paula Albino que propõe a descoberta da beleza em cidades conhecidas ou nunca percebidas por nós em nossas viagens e passeios. Uma forma de estimular as pessoas a também descobrirem e redescobrirem suas cidades. E pra isso não precisa de muito. Um pulo aqui e outro ali a gente já está explorando novos lugares com novos olhares.

BeHoppers

Esse curta metragem foi feito em Belo Horizonte, retratando nossa bela cidade como parte do projeto “I Charleston the World”, que é um movimento que resgata o ritmo dos anos 20 e que já foi feito em diversas cidades do mundo, mas nunca antes em um país da América Latina.No vídeo tem música boa, lugares lindos e coreografias que vão te animar!

Guia Morador BH

O Guia Morador inverte a relação trabalhada pelos guias tradicionais e revela uma cidade cotidiana, construída a partir de vivências afetivas, que fica muitas vezes encoberta pelo discurso oficial de guias turísticos tradicionais, dando visibilidade a uma Belo Horizonte particular e comum ao mesmo tempo.

O Guia Morador Belo Horizonte foi idealizado e produzido por Fernanda Regaldo e Roberto Andrés, também editores da revista Piseagrama. A ideia nasceu das pesquisas realizadas por eles, nos últimos três anos, sobre questões relativas ao espaço público e à urbanidade, temas centrais da Piseagrama.

Clique aqui para mais fotos.

A cidade de cada um

Uma cidade é cheia de lugares, paisagens, referências, espaços públicos e pontos de encontro. Cada um deles tem pequenas e grandes histórias, personagens reais e imaginários, peculiaridades, fatos marcantes, enfim, um conjunto de elementos que constitui a memória coletiva, um patrimônio de todos os seus habitantes e das futuras gerações.

A coleção ‘BH Cidade de Cada Um’ reúne esses pequenos fragmentos e, a partir deles, compõe um grande mosaico que, ao valorizar o passado, ajuda também a entender a grande metrópole dos dias atuais. Os autores são definidos em função de sua profunda identidade com o tema dos livros. Não há compromisso com o rigor histórico e, sim, com a memória afetiva de cada um: uma viagem sentimental que revisita cenários, conta casos curiosos, lembra pessoas, lugares, aromas e sabores.

Uma visão pessoal que vai se somar a muitas outras reunidas no site www.bhdecadaum.com.br, onde as pessoas podem relatar as suas histórias sobre cada tema.

 

Trecho do livro “Centro”, publicado em 2014. 

“Exausto leitor, esqueça o dia, o trampo, o estresse e o celular, se possível. 
Puxe caixote, tome assento. Estamos num bar da Beagandaia. 
E não se preocupe que já pedi o tira-gosto. O melhor da cidade. 
Ou melhor: o melhor do Baixo Belô, onde a poesia e a algaravia, 
o céu e o beleléu, o inferno e o contubérnio se misturam.”
 

“Se podes olhar, vê.

Se podes ver, repara.” 

(Saramago)