Pesca-texto :: Infância

12 de novembro de 2015

Já sabemos que a brincadeira ocupa um lugar especial na infância! Mas, você já parou para se perguntar por que essa atividade, aparentemente tão simples, é tão importante para o desenvolvimento das crianças? Na verdade, essa “coisa de criança” a que não damos muita atenção durante nosso corrido dia a dia é capaz de ajudar a criança a desenvolver muitas de suas habilidades motoras e cognitivas, como atenção, memória, imitação e criatividade.

Por isso, o vinavina pescou alguns textos muito especiais sobre a infância e a importância do brincar. Todos os textos divulgados aqui foram retirados do site Casa Redonda, que é um espaço na natureza, aberto ao encontro sensível com a vida presente nas crianças, nos jovens e nos adultos que por lá vão descobrindo o seu lugar de expressão.

A Casa Redonda recebe aproximadamente 30 crianças todas as manhãs para Brincar. Reunidas, elas compartilham os espaços criando suas próprias brincadeiras, escolhendo espontaneamente diferentes atividades individuais ou em grupo. Elas se integram e interagem movidas por interesses comuns, independentemente de sua faixa etária. Inexistem classes ou separações artificiais por idade.

Para saber mais, visite o site oficial
Casa Redonda 

    
    

Pesca-texto é um espaço para as boas novas, para as boas palavras de liberdade e esperança, para as reflexões leves e também para as que sejam mobilizadoras. Um espaço para os melhores textos que possam ser pescados, aqui e ali, nas boas ondas que estão fazendo o mundo girar agora e que refletem ações e transformações em curso.

Especial Infância 

Brincar, uma linguagem de conhecimento
Eu que me ensinou
Um espaço que favoreça a criança
Uma reflexão sobre o Brasil

Da vida eu quero ter
Pé bem firme em leve dança
Com todo o Saber do adulto
E todo o Brincar de criança

(Professor Agostinho da Silva)