É tempo de férias…

30 de dezembro de 2015

Janeiro, para muita gente, é sinônimo de férias e descanso. É tempo de relaxar, de se renovar e de aproveitar os dias livres! Pra você, que está pensando em viajar, e pra você, que planeja ficar em casa, o vinavina reuniu uma série de dicas para ajudá-lo a curtir todos os momentos, com muita tranquilidade e sem stress, independentemente do destino!

Escolhendo o destino…

Você já ouviu falar sobre ecoturismo? Também conhecido como turismo ecológico, o ecoturismo é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações“. A definição acima é dada pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo.

Esse ramo do turismo é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Aqui no blog já fizemos uma postagem especial sobre esse assunto.

Quer relembrar? É só clicar aqui

Para ajudar você na escolha de um destino, clique aqui e confira várias opções de roteiros sustentáveis por todo o País. Mas, independentemente do lugar que você escolher, todo viajante pode e deve se informar e se prevenir!

Nos links a seguir, conheça as melhores rotas, distâncias e condições das rodovias federais. Tudo o que você precisa para chegar ao seu destino com tranquilidade e segurança.
Infraestrutura Rodoviária | Departamento de Estradas e Rodagem | Info-estradas

Nos ares 
Nos links a seguir você vai encontrar informações e notícias sobre aeroportos e viagens de avião no Brasil e no mundo.
Infraero | Rota da Aviação | No aeroporto

Não vai viajar? 

Que tal ser turista na própria cidade, sem ter que viajar? Quando preparamos uma viagem especial de férias, é comum pesquisarmos as atrações locais que o nosso destino oferece. Vamos fazer o mesmo em nossa cidade, ela tem muita coisa boa para oferecer!

Belo Horizonte (MG) possui diversas opções de passeios e programas culturais, muitos deles gratuitos. Listamos aqui alguns sites que podem te ajudar na hora de escolher o programa nas férias, sem gastar muito e sem ter que ir muito longe.

BH Grátis  |  Programação Gratuita  |  Agenda Cultural  |  Entrada Franca

Curtindo as férias em casa com a criançada!
Quem tem crianças em casa e não vai viajar, não pode deixar de conferir toda a programação infantil de férias para Belo Horizonte! Colônias de férias, filmes e parques… clique aqui para saber mais.

Mas se a chuva apertar e o passeio for cancelado, nada de deixar os pequenos passarem o dia inteiro em frente à TV! Separamos algumas ideias de livros e brincadeiras, que você pode fazer sem gastar muito e usando a criatividade!

1. Brinquedos com tampinhas de garrafa

2. Ideias divertidas para fazer em casa

3. Livros de atividades para as férias

4. Brincadeiras para as férias em casa

E mais ideias que os pequenos vão adorar!


Clique nas imagens para ampliar

Utilidade pública: doe sangue nas férias! 
Você sabia da importância de doar sangue antes de sair de férias? No final do ano, as pessoas costumam viajar, participar de festas e acontece sempre uma certa desmobilização na doação de sangue. É importante que o doador se lembre de que o atendimento nos hospitais não para e que ele pode programar sua doação antes de sair de férias, para suprir os estoques dos bancos de sangue. Com as férias também ocorre o aumento do fluxo de veículos nas estradas e, em consequência, aumenta também o número de acidentes, alguns graves, com vítimas que precisam de transfusão sanguínea.

Uma simples doação pode ajudar várias pessoas.
Uma bolsa de sangue pode ser dividida em até quatro componentes, que podem ir para quatro pessoas diferentes. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco.

Endereços dos Hemocentros
Clique aqui e baixe a lista completa de todos os hemocentros nas capitais do Brasil.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

E como ninguém é de ferro, o vinavina também entra de férias!
Voltamos em fevereiro!

Boas férias eFeliz Ano Novo!