Jardineiros do Planeta

30 de junho de 2016

Durante o mês de junho, foram realizados encontros que promoveram discussões sobre as atividades humanas no meio ambiente.

No dia 3 de junho, foi realizado um bate papo sobre as relações humanísticas e as consequências da nossa herança egoísta e consumista. Na ocasião, foram expostos pontos de vista sobre o paradigma ambiental, em que o ser humano esquece que faz parte da natureza e a utiliza como bem entende, elevando a importância de se buscar um modelo sustentável de bem viver.

A proposta da Vina – de pensar global e agir localmente – sempre motivou ações de educação ambiental junto à comunidade e à equipe da Vina, provocando ações e atitudes para uma mudança de visão de mundo e sua repercussão em nossas vidas e de todos

Esse bate papo foi, de certa forma, uma introdução para as ações que aconteceram no dia 24 de junho na empresa. Nesse dia, a equipe se reuniu novamente para discutir sobre algumas relações ecológicas existentes no ecossistema da Vina e a importância de se preservar essas relações. Durante o encontro, aproveitamos para conhecer de perto as ações de conservação do meio ambiente, curtindo uma trilha ecológica pelas áreas verdes da sede. A trilha foi sinalizada por placas que destacam as espécies-chave na conservação do bioma, como já apresentado anteriormente (na postagem de setembro de 2015).

Além da trilha, foi realizada uma dinâmica sobre a teia da vida que envolveu a equipe da Vina em uma vivência que, de modo prático, demonstrou a complexidade das relações entre diferentes formas de vida e ambientes da natureza, os impactos sofridos quando elas não são respeitadas e a importância para nós em preservá-las.

A tarde foi realmente especial. Um dia lindo, com um friozinho bom. E não houve nada melhor do que nos reunirmos em uma grande roda e refletirmos sobre o papel de cada ser vivo em seus ecossistemas, motivando a apropriação da questão ambiental e fomentando a troca de ideias. Aproveitando o clima de pertencimento a esse meio ambiente integrado, boas ideias foram discutidas e subsidiadas com a distribuição de mudas de ervas e condimentos para toda a equipe.

Veja mais fotos