Você conhece a Casa Imaginária?

12 de agosto de 2016

Um espaço onde a imaginação tira ideias do papel, cria colaborativamente, valoriza o que é local e acredita na força dos encontros. [santo antônio, bh]

Sabe aquelas pessoas que olham para problemas e enxergam oportunidades? Belo Horizonte está cheia delas. Gente de diferentes condições sócioeconômicas, regiões da cidade ou crenças que decide se unir para transformar cenários de marginalização e pobreza em empoderamento e solidariedade.

Transformando escassez em abundância: 

4 projetos que você precisa conhecer em BH

TRANSENEM
#equidadedegênero #educação

Pessoas transexuais e travestis estão entre as alunas e os alunos que mais abandonam a escola, na maioria das vezes por não conseguirem viver em uma situação de exclusão e violência. O Transenem surgiu para reduzir essa que é uma das muitas formas de marginalização das pessoas trans. Com aulas gratuitas e professores voluntários, o cursinho preparatório para a prova do ENEM aumenta as chances de entrada na universidade, além de oferecer uma rede de apoio e valorização da autoestima para as alunas e os alunos. Desde o início do projeto, em 2015, o time já conquistou três aprovações: Raul e Sofia agora estudam Filosofia e Biblioteconomia na UFMG e Nathan alcançou o sonho de estudar Engenharia Ambiental, no CEFET. Cada vitória é um grande incentivo para quem um dia possa ter achado impossível vencer esse desafio.

Como ajudar?
A continuidade do projeto depende de doações financeiras e de tempo, seja de professores para o cursinho ou voluntários para oferecer oficinas e cursos em outra áreas. Além disso, os integrantes do Transenem também vendem produtos em feiras e outros eventos para arrecadar recursos para o projeto. Eles já estiveram duas vezes na Casa Imaginária (e foi um sucesso!). Para entrar em contato, envie uma mensagem pela página do Transenem no Facebook.

No Arraial que fizemos aqui na Casa Imaginária, os integrantes do Transenem ficaram por conta dos caldos e da canjica. Foto: Belisa Murta.

GRUPO DE MULHERES SEMEANDO ESPERANÇA
#empoderamentofeminino #organicos #moradia

A comunidade Paulo Freire, no Barreiro, é uma das várias ocupações que reúnem famílias em busca do direito a moradia digna em Belo Horizonte. A comunidade surgiu em maio de 2015, e, seis meses depois, algumas mulheres se mobilizaram para enfrentar juntas a situação de desemprego que viviam. Foi aí que surgiu o Grupo de Mulheres Semeando a Esperança. Hoje elas estão construindo uma horta na ocupação, com o apoio do Grupo Aroeira e do Coletivo Nossos Quintais, que auxiliam no processo de mobilização e ensinam técnicas de manejo. O plano é oferecer orgânicos a preço popular para os moradores da comunidade, fornecer alimentos para a creche da ocupação Eliana Silva, que fica ao lado, e até mesmo vender para outras pessoas do bairro do entorno, a Vila Pinho. Dá pra acompanhar os passos do grupo pela página no Facebook.

Como ajudar?

Atualmente o grupo precisa de doações financeiras para construir a cerca da horta, além de comprar ferramentas e realizar processos de formação em agroecologia. Para contribuir com o projeto, você pode entrar em contato com Cristiana (Nossos Quintais) 31 98785–3744 ou Cristina (Grupo Semeando a Esperança) 31 98943–2714.

As mulheres da Ocupação Paulo Freire e do Coletivo Roots Ativa também tiveram uma barraquinha no Arraial Imaginário. Foto: Belisa Murta.

ROOTS ATIVA
#economiasolidaria #nutricao

Você sabia que existe um centro de cultura Rastafari no Aglomerado da Serra? O coletivo Roots Ativa reúne agentes culturais, educadores, cozinheiros, oficineiros e artistas que fazem atividades de permacultura, culinária criativa, capoeira, música e artes com jovens, mulheres e outras pessoas em situação de vulnerabilidade na comunidade. A sede do grupo, construída com materiais reaproveitados como madeira, pneu e plástico, fica na casa mais alta do morro, na divisa com o Parque das Mangabeiras. Uma das fontes de renda para sustentar as atividades do coletivo é a produção artesanal e venda de deliciosos alimentos veganos e vegetarianos. Vale a pena ficar de olho na página do Facebook para descobrir os eventos que eles estarão presentes ou mesmo encomendar pedidos às quartas-feiras, que é o dia de entregas em BH.

Como ajudar?
O Roots Ativa acredita no poder da troca: a venda de produtos orgânicos e nutritivos é uma forma de gerar renda enquanto oferecem uma alimentação saudável para as pessoas. Os pedidos podem ser feitos pelo Facebook ou pelo tele-entrega: (31) 4137–0137. Os membros do coletivo também valorizam toda forma de envolvimento: voluntários para contribuir com as oficinas, realizar atividades com as crianças da comunidade ou cuidar da manutenção do espaço são bem-vindos. Além disso, aceitam doações de móveis e materiais que possam ser reutilizados no espaço.

AMAR É SIMPLES
#voluntariado #educação

Uma rede de pessoas que doam tempo e habilidades para ajudar o outro. O projeto acontece em creches, escolas, empresas, hospitais, asilos e também na APAC (Associação de Proteção e Assistência a Condenados). A APAC é um presídio muito diferente dos tradicionais: mais do que punir, a instituição existe para dar oportunidades de recuperação para as pessoas que estão cumprindo pena — é por isso que lá elas são chamadas de recuperandos. O tempo de detenção é dividido entre trabalho e estudo. Além do custo mensal de cada recuperando da APAC ser três vezes menor do que dos detentos de unidades tradicionais, as vantagens são claras: a taxa de reincidência da unidade de Santa Luzia nos últimos 10 anos foi de 28%, enquanto a média do sistema penintenciário brasileiro é de 70%. Os voluntários do Amar é Simples visitam a unidade de Nova Lima uma vez por mês e propõem atividades relacionadas a uma data comemorativa.

Como ajudar?
O Amar é Simples não aceita doações em dinheiro: tudo que interessa é o tempo que você tem para se dedicar e as habilidades que você quer compartilhar. Se ainda não existe um projeto dentro do AES que é a sua cara, não hesite: proponha!

A Casa Imaginária adora reunir pessoas que têm criatividade e disposição pra melhorar a cidade e a vida de outras pessoas. Pra ficar por dentro da programação, cadastre-se na lista de e-mails e acompanhe os perfis no Facebook e no Instagram.