Levando a sério o direito ao voto

2 de setembro de 2016

As eleições municipais se aproximam e as campanhas políticas já começaram a ocupar os espaços da mídia e das cidades. Considerando que é fundamental esclarecer, sempre que possível, sobre o quanto uma eleição é significativa para o destino de uma cidade ou do País, o Departamento Socioambiental convidou o Prof. Guilherme Wagner Ribeiro, professor de Direito da PUC-MG e servidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, para falar para a equipe da VINA sobre a importância e o valor do voto para as mudanças positivas que o Brasil precisa no momento atual.

“É uma satisfação poder contribuir com o trabalho de conscientização do Departamento Socioambiental com a equipe Vina, que me convidou recentemente para uma conversa sobre eleições. Mais uma vez, quero destacar dois pontos. O direito ao voto foi uma conquista. Inicialmente, só podia votar homens, alfabetizados e com alguma renda financeira. Diferentes grupos, em especial, as mulheres, lutaram bravamente, para ter o direito de votar. Houve períodos de ditadura em que esse direito foi suspenso; muita luta para reconquistá-lo. Então, não devemos fazer pouco caso deste direito. É preciso levá-lo a sério.”

CONFIE DESCONFIANDO DA POLÍTICA

Na opinião do Prof. Guilherme Ribeiro, é verdade que andamos muito desanimados com a política e com a qualidade dos políticos. Mas ele avalia que: “Se, por um lado, há problemas com a política, não há solução para os problemas sociais que não passe pela política. Se você acha que está ruim com ela, muito pior estaria sem ela. Então, confie na política, mas não é a confiança cega, desatenta. É uma confiança em que os políticos devem saber que a população está de olho, que ela está sempre um pouquinho desconfiada. Sabe quando um pai confia no filho, mas nem por isto deixa de estar atento ao que ele está aprontando? É por aí. A confiança combina com uma pitada de desconfiança. Ela não combina com o desprezo, com o pouco caso.”

REFORMA POLITICA 

Além do voto, é importante conhecer a realidade e os problemas da nossa rua, do nosso bairro, da nossa região e da cidade como um todo. Nem sempre o voto garante que as promessas políticas sejam cumpridas. É preciso muita informação, educação e conhecimento dos nossos direitos e da nossa realidade para acompanhar o processo político e o desenvolvimento de políticas públicas que possam garantir e melhorar a vida de todo cidadão.

“O voto é importante, é também um voto de confiança em um candidato, mas é preciso reconhecer que nosso sistema político dificulta bastante que esse direito seja reconhecido, que ele tenha efetivamente valor. Então, vamos escolher bem o candidato, mas não vamos nos iludir, é preciso uma revisão profunda desse sistema eleitoral, é preciso uma reforma política”.

Guilherme Wagner Ribeiro – Professor de Direito da PUC Minas e Servidor da Assembleia Legislativa.

Após o encontro do professor Guilherme,
a equipe se reuniu e assistiu um vídeo gravado, especialmente,
para responder sobre os seus questionamentos.

   

Veja o vídeo

Para facilitar sua pesquisa sobre os candidatos e mais algumas informações
acesse os links abaixo:

\

ENTREVISTA DE GUILHERME RIBEIRO
PARA A SEÇÃO “NA LATA” EM 20/10/2014

Após o evento a equipe Vina fez uma visita à Assembleia Legislativa.
Foram muito bem recebidos e consequentemente surgiram vários questionamentos.

VEJA AS RESPOSTAS