Lixos e resíduos sólidos

9 de novembro de 2016

Aliança Global de Catadores 

A Aliança Global de Catadores e aliados traz catadores da América Latina, Ásia e África, juntamente com organizações de apoio e ambientalistas para oferecer soluções reais para a mitigação das mudanças climáticas e gestão de resíduos.

Artigos: (para ter acesso aos artigos, clique em “Download Now”.)

Construção e Sustentabilidade

Sustentabilidade de Processos de Projetos de Edificações

Oficina de Gestão para Sustentabilidade Ethos

Cidades Inclusivas

O “Cidades Inclusivas” lida com o problema da pobreza urbana apoiando e ajudando na capacitação das organizações de base de trabalhadores pobres.

Como funcionam as Cooperativas de Catadores?

No Brasil, é impensável falar em reciclagem sem citar os catadores de materiais e suas cooperativas. Não existem números fechados, mas calcula-se que existam de 300 mil a 1 milhão de catadores em atividade no país.

maos-catador

Gestão do lixo: 

Cada brasileiro produz, em média, 1kg de lixo  por dia. No Brasil, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui.

http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo

Instituto Pólis 

Notícias sobre Resíduos Sólidos.

Lixo.com.br

O site é um espaço para a troca de informações sobre práticas sustentáveis na área de resíduos sólidos no Brasil. A comunidade virtual que consulta o site discute a relação do homem com a produção e destinação do seu lixo.

Movimento Nacional dos catadores de Materiais Recicláveis

Movimento social que há cerca de 10 anos vem organizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis pelo Brasil afora. Busca a valorização do catador, que é um trabalhador e tem sua importância.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Rede Latino-americana de Recicladores

Organização representativa e inclusiva dos movimentos trabalhistas para os recicladores agrupamento de países da região. A missão da rede é melhorar as condições de trabalho dos recicladores de base e promover o diálogo entre os países para troca de experiências, para projetar e executar ações.

Resíduos sólidos:

Saiba o que são, definição, tipos, resíduos sólidos industriais, etc.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/residuos_solidos.htm

Separe o lixo e acerte na lata

Facilitar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e, consequentemente aumentar o nível de reciclagem no Brasil. Esse é o principal objetivo da primeira fase da campanha lançada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Não deixe de conferir os vídeos da campanha: http://www.youtube.com/mmeioambiente

WIEGO

A WIEGO é composta por organizações de trabalhadores informais, pesquisadores individuais e profissionais gestores engajados ou preocupados com o emprego informal, que procuram melhorar o status dos trabalhadores pobres, especialmente mulheres, na economia informal.