NASCENDO NOSSA HORTA E POMAR

9 de novembro de 2016

sam_5734_b

Esta é uma daquelas atitudes dignas de reconhecimento e admiração: uma horta e um pomar desenvolvidos espontaneamente pela equipe Vina de Sete Lagoas (MG) e com a colaboração de amigos do entorno. Uma ação que colabora com a natureza, melhora a saúde de todos e nos enche de orgulho. Leia o depoimento do nosso Gerente Zezinho, um dos idealizadores e coordenador do projeto:

7 de setembro de 2016, um dia que amanheceu lindo, com um sol mais radiante ainda…

Conforme o costume, a Equipe Vina de Sete Lagoas iniciou mais um dia de trabalho, mesmo sendo feriado. Por volta das 11 horas da manhã os caminhões começaram a chegar ao aterro sanitário para descarga do lixo. Os colaboradores fizeram um intervalo nas suas atividades e se uniram à equipe da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – ACMR e, também, aos amigos da matriz, amigos da comunidade e duas convidadas mais do que especiais: Sofia e Julia, ambas de 4 anos, Garizinhas amiguinhas dos coletores que, juntamente com a mamãe Fabiana e o papai Renan, aceitaram o convite dos amigos coletores de lixo e foram ao Aterro nessa data importante.

Ao todo, 73 pessoas começaram a quebrar mais um paradigma e iniciaram o plantio da Horta dos Garis, a horta da VINA, com 60 canteiros e numa área que foi dividida em três partes, totalizando 3.753m², que não foram utilizadas para receber lixo, mas, sim, receberam mudas de hortaliças, legumes e frutas das mãos de cada um ali presente.

Foram plantadas 3.470 mudas, tais como: alface americana, alface crespa, beterraba, cenoura, coentro, salsa, cebolinha, cebola de cabeça, couve, ora pro nobis, tomate, pimentão, jiló, repolho, mandioca, abacate, banana Prata, banana Caturra, laranja Pera Rio, laranja Serra d’água, laranja Seleta, laranja Bahia, laranja Abacaxi, limão, mexerica, tamarindo, goiaba, manga e cambucá, além de ervas medicinais como hortelã e manjericão.

A ideia é que os produtos dessa horta e do pomar sejam distribuídos entre os colaboradores da VINA e da ACMR, os quais serão incentivados a consumirem mais hortaliças, legumes e frutas, seja como alimento ou suco. Dessa forma, estaremos contribuindo para que todos tenham uma alimentação mais saudável e com mais qualidade. Estaremos também de certa forma, desmitificando a imagem do aterro sanitário que não será apenas o local de destino final de lixo, mas também um local agradável aos olhos, seja pela presença de flores, árvores, verduras e frutos, transformando-o em uma verdadeira área verde, ou seja, mais um ponto verde no Meio Ambiente.

A Vina agradece à equipe de Sete Lagoas

e seus colaboradores por esse exemplo

de cooperação e corresponsabilidade

que traduz perfeitamente a nossa filosofia.