Dia Mundial do Meio Ambiente na Vina

21 de junho de 2017

O Dia Mundial do Meio Ambiente é sempre uma data especial e, mais uma vez, a equipe da Vina teve a oportunidade de comemorar este dia com uma atividade de conscientização ambiental. Desta vez, foi promovida uma caminhada coletiva pela Área de Preservação do Cerrado que faz parte do terreno da sede da Vina.

O Departamento Socioambiental da empresa mandou realizar um levantamento florístico em 2008 e uma avaliação sobre o estado de conservação do terreno onde seria construída a sua nova sede. Essa avaliação da cobertura vegetal do terreno norteou o projeto arquitetônico de instalação da empresa, que considerou os manejos de conservação propostos no estudo, conservando grande parte da sua vegetação nativa.

Desde então, a Vina vem trabalhando a conscientização e a da sua equipe e da comunidade do entorno em ações de sensibilização e mobilização que ressaltam a importância do respeito ao meio ambiente e, também, a necessidade de preservação do Cerrado na região em que a empresa está instalada.

 Conheça a Área de preservação da Vina

A área de Cerrado preservada na Vina representa 40% da área do terreno e, mesmo com a redução de 60% da sua área total, todas as espécies listadas antes da instalação da sua sede continuam representadas. No último Levantamento Florístico Comparativo, realizado entre os anos 2015 e 2016, foi registrado um aumento de 60% da riqueza de espécies, catalogando espécies raras e ameaçadas de extinção, como é o caso do Cajuí, da Catuaba e da Sucupira preta (imagens abaixo).

A Área de Preservação da Vina teve a sua sinalização renovada com grandes placas informativas, que evidenciam a flora e a fauna locais e estimulam a sua preservação. Toda a diversidade e riqueza do Cerrado foram os pontos-chave das reflexões do Dia Mundial do Meio Ambiente durante e depois da caminhada pela Trilha Interpretativa na área de preservação, que foi sinalizada com plaquinhas – criadas e produzidas pela designer Cristina Araújo com reaproveitamento de caixotes de sacolão – para identificar algumas espécies de relevância ambiental e cultural.

A equipe da Vina participou das atividades e dinâmicas propostas, interagindo de forma efetiva e refletindo, com o apoio da bióloga Sabrina Soares, sobre a variedade das espécies da fauna e da flora e as funções ecológicas desempenhadas por estes organismos no ecossistema.

No final do evento, a equipe recebeu um marcador de páginas, produzido com o reaproveitamento de caixinhas de Tetra Pak, simbolizando a importância de ações mais conscientes e também estimulando a leitura.

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”.

Goethe

Você conhece o Cerrado?