ELEIÇÕES 2018 >> VOTE CONSCIENTE!

14 de setembro de 2018

 “O voto é importante, é também um voto de confiança em um candidato, mas é preciso reconhecer que nosso sistema político dificulta bastante que esse direito seja reconhecido, que ele tenha efetivamente valor. Então, vamos escolher bem o candidato, mas não vamos nos iludir, é preciso uma revisão profunda desse sistema eleitoral, é preciso uma reforma política”.
Guilherme Wagner Ribeiro – Professor de Direito da PUC Minas e Servidor da Assembleia Legislativa.

ELEIÇÕES 2018  

VOTE CONSCIENTE! VOTE NA DEMOCRACIA!

Estamos a poucos dias do primeiro turno das eleições 2018. Vamos votar para escolher nossos novos ‘representantes’: deputado estadual, deputado federal, governador, dois senadores, e, principalmente, vamos escolher o próximo Presidente da República! É uma responsabilidade coletiva muito grande. E isso não vai ser fácil pra ninguém…

O Brasil vive um momento político e social muito complicado e tenso. Mais do que nunca, é importante buscar informações confiáveis e não se deixar levar pelas pesquisas atuais e, menos ainda, pelo que tem veiculado a nossa imprensa. Os principais jornais brasileiros e as emissoras de TV estão comprometidas com determinadas candidaturas e, por isso, veiculam matérias e propagandas tendenciosas, que buscam confundir o eleitor, construindo a imagem de um(a) “candidato(a) ideal” – aquele que eles escolheram apoiar – e tentando destruir a imagem e a história anterior dos outros candidatos.  

Mas aí, você vai perguntar: se não podemos confiar nas pesquisas eleitorais e nem na mídia, como é que teremos informações confiáveis que nos ajudem a escolher os melhores candidatos?
Só tem um jeito de saber: pesquise!

 

Todos os candidatos têm que registrar um Programa de Governo quando registram suas candidaturas. Procure conhecer os programas de cada candidato. Pesquise a história dos seus candidatos. Se ele já é um político, o que foi que fez de importante e de positivo em favor da sociedade? Cumpriu as promessas de campanha? A maioria de nós se esquece das promessas feitas pelos políticos justamente porque não conhece o projeto do candidato e de seu partido e, por isso, não acompanha o que tem sido aprovado e a quem esses projetos e leis favorecem de verdade. Verifique se suas propostas contemplam as necessidades reais da maioria da população no seu estado e como essas propostas afetam todo o Brasil. Além do mais, nem os amigos, os vizinhos, os patrões, as igrejas podem decidir por você. O voto é seu!

Tudo Isso dá trabalho, mas o momento pede que a gente tenha todo este trabalho. Temos pouco tempo até 7 de outubro. Cada um de nós é responsável pelo voto que confirma nas urnas. Vamos lá!

O nosso futuro depende dessas escolhas conscientes!

Portanto, se você ainda não definiu seus candidatos, está na hora de buscar informações confiáveis sobre todos eles. Comece pensando o que significa cada uma dessas candidaturas. O que faz um deputado estadual? Quais são as atribuições de um governador? Qual é o papel de um deputado federal na Câmara? O que, de fato, faz um Senador? Por que é tão importante, no Brasil de hoje, escolher muito bem o nosso futuro Presidente? Quem, entre essas pessoas, realmente nos representa?

 

Para ajudar na sua pesquisa, selecionamos alguns links que trarão algumas respostas sobre os deveres e as responsabilidades de todos esses cargos para com a democracia e o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico do Brasil.

Deputado estadual

http://www.politize.com.br/deputado-estadual-o-que-faz/

 

Deputado Federal

https://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-dos-deputados-federais-e-senadores/

http://www.politize.com.br/camara-e-senado-qual-diferenca/

 

Senador

https://direitosbrasil.com/quais-as-funcoes-de-um-senador/

 

Governador

https://neritpolitica.com.br/blog/qual-a-funcao-do-governador

 

Presidente da República

https://brasilescola.uol.com.br/politica/presidente.htm

 

Veja a lista completa dos candidatos e candidatas de Minas Gerais

Veja a lista completa dos candidatos e candidatas à Presidência da República

Além do voto, é importante conhecer a realidade e os problemas da nossa rua, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso estado e do Brasil como um todo. Nem sempre o voto garante que as promessas políticas sejam cumpridas. Aliás, de promessas não cumpridas a nossa história recente está cheia. Por isso, desconfie!          

Desconfie de quem fala mais do que realiza. Quem nunca fez nada como Deputado ou Senador, dificilmente será capaz de fazer alguma coisa boa pelo povo como Presidente do Brasil… É preciso muita informação, educação e conhecimento dos nossos direitos e da nossa realidade para acompanhar o processo político e o desenvolvimento de políticas públicas que possam garantir e melhorar a vida de todo cidadão brasileiro.

 

Veja a seguir alguns videos bem ilustrativos:

Voce sabe o que faz um Deputado Estadual?

Voce sabe o que faz um Deputado Federal?

Voce sabe o que faz um Senador?

Voce sabe o que faz um Governador?

Voce sabe o que faz um Presidente da República?

Voce sabe o que são os Três Poderes da República?

É nosso direito ter um País livre e desenvolvido!

É nosso dever lutar para garantir a plena Democracia!