II Workshop Ambiente Legal

2 de outubro de 2019

Este novo post inaugura a versão 2019 da nossa seção NA LATA. Se o nosso desejo é repensar, com todas as pessoas, as nossas possibilidades de contribuir para transformar positivamente o mundo em que vivemos nada pode ser mais coerente do que fazer isso a partir da prática de corresponsabilidade socioambiental na própria VINA.

Em 2016 o Departamento Socioambiental promoveu o primeiro workshop interno da empresa. A sua realização foi resultante da campanha interna Descarte Inteligente e tinha como desafio a apresentação, a ser feita por cada departamento da empresa, de soluções criativas para a redução do consumo interno de papel e de copos descartáveis. A participação e o entusiasmo de toda a equipe da VINA foram contagiantes e essa primeira iniciativa alcançou resultados muito positivos. Um desses resultados foi a campanha bem sucedida de redução do uso de copos descartáveis na empresa. Em 2018 a utilização de copos descartáveis foi reduzida a zero!

Assim, dando continuidade a um processo interno de conscientização e transformação por meio de atitudes positivas e novos hábitos, o Departamento Socioambiental da VINA realizou o seu 2º Workshop, tendo como tema o Ambiente Legal. A metodologia utilizada dessa vez estabeleceu a divisão de todo o grupo em seis equipes, identificadas por cores, que foram definidas por sorteio para, entre outros objetivos, possibilitar o trabalho em equipe com diversidade de conhecimentos e com a promoção de uma nova interação entre os colegas de trabalho. Apesar das dificuldades iniciais de interação e do curto prazo para o desenvolvimento das propostas, a ideia deu certo! As equipes Azul, Rosa, Vermelha, Branca, Amarela e Verde surpreenderam a todos com suas respostas inteligentes e criativas ao desafio da questão apresentada: O que é uma ambiente legal para você e para a sociedade? As propostas deveriam significar um avanço, no cotidiano da empresa, tanto em economia quanto em atitude de consciência e corresponsabilidade socioambiental, envolvendo ou alcançando, se possível, a comunidade do entorno da VINA.


O workshop foi realizado no espaço de convivência da sede da VINA. Faz parte do processo permanente de educação e corresponsabilidade socioambiental da empresa a parceria com artistas que trabalham com a arte do reaproveitamento e também com quituteiras e grupos cooperativos da comunidade, sempre com geração de renda. Os deliciosos lanches foram servidos sobre toalhas produzidas com o reaproveitamento de uniformes da empresa e contaram com bolos e rosquinhas feitos por Dona Penha, da Ocupação Paulo Freire. Toda a decoração do ambiente contou com os objetos criados pela artista e designer Cristina Araújo, parceira de longa data da VINA. Ela montou os ambientes com mobiliário, cortinas, flores de plástico e outros objetos criados a partir de materiais reaproveitados da própria VINA. Vale destacar a criação dos lindos troféus oferecidos às equipes participantes, criados com o reaproveitamento de peças de computador, e também os troféus individuais, criados com o reaproveitamento de rolhas e arames de sombrinhas. Um luxo!

 
Além do mobiliário e dos objetos de decoração, o painel que está na parede foi criado e produzido por Cristina Araújo com papéis e fitas resultantes do projeto Desembrulhe com Carinho 2018, promovido pelo Departamento Socioambiental da VINA desde 2010.

 


As propostas apresentadas foram as seguintes:

Considerando a importância da qualidade de vida no trabalho, a equipe apresentou a proposta de construção de um ambiente especialmente montado para a convivência e a interação de todos nos momentos de descanso. Assim, incorporando ao Espaço de Convivência e Redário já existentes, seria montada uma “Sala de descompressão”, com mesas de ping pong, de totó e de outros jogos, além de sofás e uma TV. A apresentação da proposta incluiu dinâmicas divertidas e interativas, uma explanação sobre os prováveis benefícios, tanto para aumentar a qualidade de vida da equipe quanto a sua produtividade, a apresentação de imagens ilustrativas de um pré-projeto e os seus respectivos custos. Para finalizar, a Equipe Azul apresentou um vídeo que explica o que é “descompressão” e mostra o espaço construído por uma grande empresa em sua unidade de Belo Horizonte.

A Equipe Azul é formada por: Carolina Costa Novaes (Auditora), Cleidia Soares (Técnica de Segurança), Edimilson Sueta (Lavador/Lubrificador), Evandro Silva (Manutençao), Jamerson Oliveira (Analista comercial), Marcelo Senna (Gerente comercial), Maria Elisabeth de Jesus (Serviços Gerais), Riuler Bahia Campos (Manutenção) e Warley de Aguiar (Motorista).

Equipe Rosa: Rosa Solidária

Partindo do princípio de que é importante e necessário usar a criatividade para expressar ideias que se transformem em ações efetivas, a equipe criou e utilizou a “dinâmica do balão” para mostrar que cada boa ideia pode encher um balão, mas é preciso construir uma rede de balões cheios para ampliar o efeito multiplicador da corresponsabilidade social e ambiental. A proposta de assumir essa corresponsabilidade foi traduzida pela equipe em duas ações. A primeira envolveria a equipe interna com a destinação de um vale refeição por mês para compor um fundo a ser destinado a projetos socioambientais da comunidade da região onde a empresa está instalada. A equipe escolheria mensalmente para onde destinar o recurso. Completando a proposta, eles sugeriram que, tanto para a empresa quanto para pessoas físicas, seria uma atitude consciente destinar, como permite a Lei Rouanet, 6% do Imposto de Renda anual para projetos socioculturais. Como ato simbólico para ampliar a rede de boas ideias e atitudes conscientes, a equipe distribuiu a todos os presentes balões cor de rosa e bombons. O tempo de apresentação era limitado e, como o tema apresentado é muito complexo, ficou combinado que no dia 15 de outubro a Equipe Rosa terá a oportunidade de apresentar detalhadamente o seu projeto para a equipe interna da VINA.

A Equipe Rosa é formada por: Kátia Santos (Gerente Depto. Pessoal), Lincoln Andrade (Gerente Administrativo), Luiz Claudio da Silva (Borracharia), Luiz Carlos Orquiza (Mecânica), Paulo César Benício (Portaria), Pedro Henrique Barroso (Manutenção) e Silvana Lessa (Almoxarifado).

Equipe Vermelha: Reutilização Econômica

A proposta dessa equipe partiu de uma observação feita pela Juscelândia, dos Serviços Gerais, que sempre ficava impressionada com a quantidade de papel toalha gasto nos banheiros da empresa. Assim, entre as ideias que surgiram, o grupo escolheu propor a substituição do papel toalha por secadores de mãos nos banheiros e também no refeitório da empresa. Um levantamento detalhado do gasto anual da empresa com a compra de papel toalha e, também, com o seu descarte foi feito. Na comparação entre os 1.020 rolos de papel consumidos e descartados mensalmente e o custo do investimento na compra de secadores, considerando também o seu baixo consumo de energia, a nova opção mostrou-se muito mais econômica e também menos prejudicial ao meio ambiente. Acontece que o papel toalha é usado também no refeitório da VINA. Pensando nisso, a equipe completou a sua proposta socioambiental: criar jogos americanos a partir do reaproveitamento de uniformes descartados da empresa, utilizando na sua produção a mão de obra de costureiras do bairro, com geração de renda local. Modelos dessas peças, que teriam também a função de proteção térmica para segurar a marmita, foram apresentadas e oferecidas a alguns dos convidados presentes.
Ao final do workshop, em uma votação bem disputada, a proposta da Equipe Vermelha foi escolhida para ser a primeira a ser implantada em 2020 na VINA. Na apresentação da proposta, Marildo Alves Machado resumiu o esforço do trabalho em equipe e o bom resultado alcançado: “Nós começamos como grupo e terminamos como equipe!”. Para comemorar, a equipe ganhou da empresa um almoço especial em um restaurante da região. Parabéns, Equipe Vermelha!

A Equipe Vermelha é formada por: Adilson Sueta (Eletricista), Cassimara Ribeiro (Dep. Socioambiental), Danielle Souza (Dep. Financeiro), Gilmar Gomes (Dep. Pessoal), Juscelândia de Jesus (Serviços Gerais), Marildo Nachado (Segurança – Sesmjt), Renata Mesquita (Dep. Financeiro), Rosimary Bodrão (Técnica de Enfermagem) e Sérgio Maia (Mecânico).

Equipe Branca: Transformando nós em laços

Essa equipe trabalhou os conceitos de convivência, respeito, aceitação, conexão e doação. Para expressar a importância da troca generosa de experiências para o fortalecimento do espírito de cooperação, a equipe se utilizou de uma dinâmica divertida com uma corda que foi conectando as pessoas presentes e estabelecendo vínculos sobre o que cada um tinha de mais relevante para o grupo. Defenderam que a empatia é fundamental para formar laços entre as pessoas, e que a diversidade é necessária para o trabalho em equipe e para o desenvolvimento da empresa. Uma das propostas, que foi bem recebida pela plateia, foi a que sugere que a empresa ofereça como presente de aniversário um dia de folga para seus colaboradores! O projeto apresentado tem um custo muito baixo e está voltado para uma mudança de atitude individual, no local de trabalho, e no comprometimento com a equipe interna da VINA, melhorando as relações interpessoais e fortalecendo o trabalho coletivo.

A Equipe Branca é formada por: Aldair Rodrigues – Chocolate (Motociclista), Evânio Alves (Encarregado de Serviços), Henrique Soares (Manutenção), Jorge Afonso Lima (Motorista), José Camilo da Silva (Jardinagem), Raquel Alves (Engenheira de Segurança), Rogério Malta (Gerente de Contratos) e Sabrina Soares (Bióloga).

Equipe Amarela: Cantinho Verde

A VINA já possui, no espaço externo da sua sede, uma horta natural, livre de produtos inorgânicos, na qual é estimulado o plantio de hortaliças e verduras entre as espécies nativas do Cerrado Mineiro. A Equipe Amarela quis, com sua proposta, avançar nos conceitos de vida saudável ligada à produção coletiva de alimentos orgânicos. Ao apresentar o projeto de construir uma horta orgânica no terreno da empresa, o grupo fez a defesa dos produtos orgânicos, livres dos venenos que estão presentes nas frutas e verduras consumidas atualmente, e pontuando os benefícios que uma horta como esta poderia trazer para todos. Todos os cálculos para o investimento foram apresentados, assim como a sugestão para o espaço ideal de instalação da nova horta. A ideia é que a horta seja construída e mantida por todos e que cada equipe formada para o workshop adote um canteiro.

Além dos benefícios para a saúde física e mental, o cuidado com a horta orgânica promoveria maior interação entre os colegas de trabalho e o bem-estar geral que a alegria do movimento coletivo de plantar e colher pode proporcionar. Além disso, estimularam a produção caseira de pequenas hortas orgânicas e apresentaram, também, o protótipo de uma minicomposteira microbiana como atitude consciente de separação do lixo orgânico, tanto em casa quanto na empresa, para a produção de adubo orgânico a ser usado na horta do Espaço Verde. Encerraram a apresentação com o plantio simbólico de uma muda de espinafre.

A Equipe Amarela é formada por: Adailton Silvério (Mecânico), Ana Luísa Rodrigues (Recepcionista), Eduardo Nery (Gerente de Contratos), Ítalo Rodrigo Leal (Comprador), José Antônio Paraíso (Pintor), Kênia da Silva (Locação), Leandro Lisboa de Pádua (Porteiro), Pierre Carlos Costa (Gerente de Manutenção) e Sônia Rocha (Produtora).

Equipe Verde: Iluminação Consciente

O uso consciente da energia elétrica representa, nos dias atuais, uma necessidade urgente para domicílios e empresas. Não só pela “bandeira vermelha” nas contas da Cemig, mas pelos impactos ambientais que a geração de energia provoca. A Equipe Verde apresentou sugestões de algumas atitudes simples que poderão ajudar a economizar energia na rotina da empresa, tais como: desligar as telas dos computadores, impressoras, ventiladores e apagar as luzes todas as vezes que a pessoa se ausentar do seu setor e, ainda, ter o cuidado de desligar da tomada todos os eletrônicos ao final do expediente, a fim de evitar desperdícios e prevenir contra possíveis descargas elétricas. Além dessas atitudes cotidianas, a equipe analisou detalhadamente as instalações e os gastos com a atual iluminação noturna na empresa e apresentou um projeto que propõe a utilização de sensores de presença. Esses sensores poderiam ser instalados em pontos estratégicos da sede, no seu entorno e em outros pontos do terreno da empresa e poderiam otimizar e reduzir o gasto de energia atual. Um levantamento detalhado de valores foi feito para demonstrar a economia financeira que o projeto também traria. A apresentação foi encerrada com a apresentação do vídeo Turminha Eletro em: Uso eficiente da energia elétrica, produzido pela ANEEL.

A Equipe Verde é formada por: Arlindo Filho Baeça (Mecânico), Bárbara Loiola (Dep. Pessoal), Diego Gomes de Deus (Manutenção), Donária Karine Cardozo (Dep. Pessoal), Itamar Cordeiro (Lavador/ Lubrificador), Marcos Vinícius Profeta (Manutenção), Vander Lúcio Rodrigues (Comprador), Vitor Marciano (Ajudante de Mecânico)

Presença das outras Unidades

Participaram também desse 2º Workshop representantes das outras 14 unidades da VINA, que vieram de Andradas, Arcos, Coronel Fabriciano, Itabirito, Itajubá, Mariana (Renova), Lagoa da Prata, Ouro Branco, Pedro Leopoldo, Pouso Alegre, Sabará, Sete Lagoas, Timóteo e Uberlândia.  A presença desses representantes foi importante para a interação da empresa como um todo e também para sensibilizá-los em relação à possibilidade de implementar também práticas socioambientais na rotina de suas unidades, assim como já vêm fazendo as equipes de Ouro Branco e Sete Lagoas. Diante da reação positiva a tudo que presenciaram no evento, certamente todos eles estarão prontos a contribuir com propostas inovadoras em suas unidades e, quem sabe, a participar com ótimos projetos no próximo Workshop da VINA.

Quando as pessoas se reúnem para achar uma boa solução para qualquer questão, dificilmente não se chegará a algum resultado. Aproveitando a fala do Marildo Machado (Equipe Vermelha), diante de um problema ou um desafio, o que precisamos para transformar um grupo em uma equipe é de estímulo, espírito de cooperação e, principalmente, de consciência e boa vontade para respeitar ideias e opiniões diferentes. Na diversidade está a riqueza, seja no meio ambiente, seja nas relações de trabalho, seja nos relacionamentos pessoais, seja no campo das ideias.
Assim, diante das ótimas propostas apresentadas, a contrapartida da empresa será a de analisá-las com cada equipe e, ao longo de 2020, buscar implementá-las na íntegra ou com os ajustes necessários que as tornem viáveis de acordo com o compromisso socioambiental e a realidade da VINA.


A experiência do II Workshop da VINA comprovou, para todos, que a cooperação é uma atitude positiva e que, junto com a troca de conhecimentos, tem a capacidade de mobilizar pessoas e de promover transformações verdadeiras.


Veja aqui o vídeo que registrou a energia boa desse encontro.

Veja mais fotos aqui


Ficha Técnica deste post
Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa
Redação e revisão: Élida Murta
Design Gráfico: Lika Prates
Vídeos: Guilherme Gnomo
Fotos: Gabriel Augusto