19 de fevereiro de 2020
Em todo o Brasil, governos estaduais e municipais estão lançando campanhas educativas e de conscientização para tentar minimizar problemas durante a festa.
Assédio, saúde e meio ambiente são os principais temas.
Em Belo Horizonte o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Belotur foi organizado para garantir ações de promoção da saúde, prevenção a doenças, cuidados assistenciais e redução de danos, oferecendo um Carnaval com saúde. As equipes do Mobiliza SUS e BH de Mãos Dadas vão promover a distribuição de 1 milhão de preservativos nas festas de pré-Carnaval e durante a folia.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, por exemplo, aproveita a ocasião do Carnaval para promover a conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A prefeitura vai se juntar ao Bloco do Prazer, tradicional no Carnaval da cidade, para dar mais visibilidade ao tema. Além disso, camisetas do bloco serão distribuídas para quem doar latas de leite Nestogeno1, usadas para alimentar crianças filhas de mães soropositivas para evitar a contaminação vertical.
Na Paraíba, a Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav), junto com o governo do estado, lança na semana do Carnaval a campanha MEU CORPO NÃO É SUA FOLIA, contra a importunação sexual e pelo respeito à mulher.
A Prefeitura de Imperatriz, no Maranhão, também realiza campanhas para combater a violência contra a mulher no carnaval. Com o objetivo de informar sobre os serviços ofertados pela Secretaria da Mulher e pela Rede de Enfrentamento à violência doméstica, serão realizadas blitz educativas e haverá distribuição de informativos em pontos estratégicos da cidade, como hotéis, comércio, farmácias, aeroporto e rodoviária.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador realiza a campanha MEU CORPO NÃO É SUA FANTASIA, fazendo um trabalho de conscientização para evitar o assédio durante a folia. Desde 2019 a ação conta com apoio de personalidades e se utiliza das hashtags “#eicomigonão” e “#issoéassédio” nas redes sociais.
A Prefeitura de Teresina (PI) lançou a campanha MARCAS DA ALEGRIA também para combater a violência contra a mulher. A campanha foi idealizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e divulga, através da distribuição de material educativo, a sensibilização dos cidadãos durante e depois da folia.
As campanhas espontâneas ou criadas por grupos organizados também ganham espaço nas redes sociais. No Twitter, pessoas começaram a usar a #CarnavalSemGordofobia, por meio da qual compartilharam histórias de preconceito contra pessoas gordas em carnavais passados. A campanha vem para desconstruir e alertar as pessoas de que, o Carnaval, ainda que seja uma festa e uma época em que as pessoas têm mais liberdade, para pessoas gordas não funciona bem dessa maneira.
Nas redes sociais e nas ruas, mulheres reforçam a ideia do “NÃO É NÃO” para conscientizar contra o assédio.
Alguns grupos de cidadãos também se organizam para que o carnaval seja mais consciente em iniciativas off-line (fora da Internet). É o caso da campanha NÃO É NÃO. Há alguns anos um coletivo de mulheres vem distribuindo tatuagens temporárias com esses dizeres em blocos de rua, com o objetivo de promover o respeito às mulheres e o combate ao assédio sexual. A ação vem crescendo e, atualmente, além das tatuagens, as mulheres fazem, também, palestras e rodas de conversa sobre o tema.
Em São Paulo (SP), grupos de cidadãos se organizam junto à prefeitura para combater a violência de gênero. Mulheres de 50 blocos da cidade se uniram para enviar sugestões de medidas com esse fim.
Clique aqui para saber mais sobre esse movimento
Essa é a melhor pedida para o seu look de carnaval: aproveitar materiais recicláveis para sua fantasia. Além de ser, sem dúvida nenhuma, uma opção mais barata, produzir sua fantasia com materiais recicláveis pode render uma fantasia original e consciente! Dá pra produzir uma fantasia só com itens reciclados: embalagens, garrafas PET, papéis, plásticos, fitas coloridas, roupas fora de uso, sombrinhas velhas e acessórios de todos os tipos, tudo pode ser incorporado à sua fantasia!
Tem algo mais viral e divertido do que um bom MEME? Diariamente somos bombardeados por assuntos que bombam nas redes sociais e que demonstram o especial talento brasileiro para a piada pronta sobre qualquer assunto! Crie a sua fantasia sem grandes investimentos. Papel colorido, perucas, óculos e a roupa certa: tudo isto pode resolver o seu problema para fazer sucesso com sua fantasia e ainda pode render prêmios para a sua criatividade! Use e abuse, por exemplo, das plaquinhas, pois elas são fáceis de executar e vão fazer todo mundo cair na gargalhada!
Se você é dessas pessoas que adora aproveitar os momentos de descontração para se posicionar politicamente, esse é o seu momento de brilhar! Carnaval é tempo de folia? É, sim! É tempo de curtição? Também! Mas nada impede que você use sua fantasia para fazer seu protesto ou passar uma mensagem consciente. Pode ser mais séria ou ir para o lado do humor, mas estamos no Brasil e a fantasia politizada vai estar em alta neste 2020!
http://portalbelohorizonte.com.br/carnaval/programacao/
https://www.guiabh.com.br/festas/blocos-de-rua
BOM APLICATIVO PARA O CARNAVAL
Um aplicativo que não pode faltar caso o seu roteiro esteja nos blocos de rua é o app oficial do Carnaval brasileiro. O Blocos de Rua do Carnaval 2020 lista TODOS os blocos de São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte e Recife.
Reutilize e reinvente suas fantasias;
Vá de ecobag;
Leve um copo reutilizável;
Use material biodegradável;
Lixo é no Lixo!
Entre garrafa e latinha, prefira a latinha!
Diga NÃO ao canudinho de plástico;
Água só para beber, não desperdice;
Use o transporte coletivo;
XIXI? Rua não é banheiro!
Para saber mais sobre essas boas dicas, clique aqui
Nem todo mundo gosta ou tem que gostar de Carnaval. Você pode aproveitar o feriado para curtir do seu jeito.
Para você que vive dizendo que não tem tempo nem para respirar, reserve os dias de Carnaval para fazer algo de que gosta, pois este é o real sentido de tirar uma folga em meio à rotina.
Estar com quem você ama!
Respeitar os outros e respeitar-se: não é não!
Festejar com bom senso.
Manter-se positivo, principalmente em ambientes lotados.
Ler aquele livro que está parado há muito tempo.
Conhecer um lugar novo.
Fazer aquela trilha em meio à natureza que você vive adiando;
Praticar seu hobby preferido, sem se preocupar com o tempo.
Tomar um banho de chuva ou de cachoeira para lavar a alma.
Cozinhar e comer bem, sem exageros, bebendo muito líquido;
Organizar a casa, o corpo e a mente.
Tirar um momento para meditar.
Ouvir música para acalmar a mente e mexer o corpo.
Fazer um detox das redes sociais e dos aparelhos eletrônicos.
Participar de um retiro ou prática que revigore sua alma.
Usar o seu tempo do jeito que achar melhor.
BLOCO TODO MUNDO CABE NO MUNDO!