PENSE & REPENSE: O JOGO

12 de agosto de 2022

AS REGRAS DO JOGO

Todo mundo gosta de um jogo! Os jogos de tabuleiro acompanham a história da nossa civilização e são uma excelente forma de reunir pessoas para brincar a partir de um desafio. Todo jogo apresenta um grau de dificuldade e desafia o nosso raciocínio, os nossos conhecimentos, a nossa inteligência. Xadrez, Jogo de Damas, Dominó, Mahjong são jogos clássicos – cujas origens remontam à antiguidade , que continuam fazendo parte do nosso repertório social. Ludo, Caça-Palavras, WAR, Jogo Imobiliário, Jogo da Memória, Imagem&Ação são jogos que marcaram as gerações dos anos 1960, 1970 e 1980 e continuam sendo jogados por pessoas de todas as idades. O fato é que, mesmo com a onipresença dos jogos virtuais, os jogos de tabuleiro ainda têm o seu lugar no campo da brincadeira e na memória afetiva de muita gente. Os jogos de tabuleiro podem ter também uma função educativa e se apresentam sempre como um desafio coletivo para pensar, refletir e aprender brincando.

Assim, quando a Coordenadora do Departamento Socioambiental da Vina, Cláudia Pires Lessa, solicitou à designer Cristina Araújo e à jornalista Élida Murta que criassem um jogo, elas não imaginavam o desafio que tinham pela frente. O objetivo inicial era o de presentear a turma de alunos do curso Uso Diário da Língua Portuguesa que estava encerrando mais um módulo de aprendizagem. No briefing passado à dupla sobre o jogo idealizado constava que ele deveria estimular o uso da palavra, o raciocínio e provocar alguma reflexão sobre a questão ambiental. À Cristina Araújo o desafio se estendia ainda ao reaproveitamento de materiais diversos, conceito que já é uma marca dos brindes oferecidos pela Vina e está presente no trabalho criativo da designer. O desafio de criar as regras do jogo não foi menor.

Depois de muita pesquisa sobre jogos e materiais reaproveitáveis, de avaliar possibilidades para criar novas versões para um dominó ou um jogo da memória, Cristina e Élida chegaram a um tabuleiro antigo do jogo Mexe-Mexe. Esse jogo era muito popular e foi adaptado pela indústria de brinquedos na década de 1980, quando passou a ser chamado de Caça-Palavras. Foi nesse tabuleiro antigo que Cristina se inspirou para definir as primeiras peças e materiais para a construção do novo jogo, que já estava batizado por ela como “Pense e Repense”. Simultaneamente, o desenvolvimento do conceito, com a inclusão do tema da responsabilidade socioambiental, e as primeiras “regras do jogo” eram trabalhadas por Élida, sempre com o apoio, as ponderações e as boas interferências de Cláudia Lessa, Lika Prates, Rachel Murta e Sônia Rocha. Depois de dois meses de trabalho, de muito pensar, de avaliar possibilidades e de reuniões em grupo para experimentar jogando, finalmente o nosso PENSE&REPENSE chegou ao seu formato final: regras definidas e o protótipo pronto!

Primeiro protótipo do jogo produzido por Cristina Araújo

PENSE & REPENSE: O JOGO

O PENSE&REPENSE é um jogo temático e provocador. O tema escolhido foi trabalhar com 9 Rs da sustentabilidade, que são conceitos que propõem mudanças de hábitos que levem as pessoas a repensar seus valores e atitudes, reduzindo o consumo exagerado, evitando o desperdício e diminuindo a produção de lixo. São eles: Reduza, Recuse, Recicle, Recupere, Reutilize, Repasse, Responsabilize-se, Respeite, Repense.

É importante ressaltar que o tabuleiro e todas as peças desse jogo tiveram como matéria-prima o lixo eletrônico e foram feitos com o reaproveitamento de resíduos gerados na empresa: placas, disquetes e teclas de computador, além de tecidos de uniformes descartados, que foram usados para produzir as embalagens… Isso significa que na criação e na produção do próprio jogo foram conscientemente praticados vários Rs!

Com o RESPONSABILIZE-SE inscrito no centro do tabuleiro, a proposta do PENSE&REPENSE não é apenas a de montar palavras, mas de provocar uma reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva de cada um na prática desses 9 Rs para garantir a nossa sobrevivência e a devida proteção do nosso planeta.

VAMOS PENSAR, REPENSAR E, QUEM SABE, (RE)AGIR!


Tabuleiro pronto: o jogo sendo jogado

JOGAR&APRENDER

No dia 20 julho, durante o encerramento do Módulo 2 do curso Uso Diário da Língua Portuguesa, do qual participaram nove pessoas da equipe da Vina, o PENSE&REPENSE foi oferecido como presente de formatura e foi jogado pela primeira vez! O resultado não poderia ter sido mais satisfatório! Todos jogaram, se divertiram e entenderam o desafio proposto pelo jogo: pensar e repensar sobre nossa corresponsabilidade social e ambiental. “Jogando e aprendendo a jogar”…

A estreia do jogo no refeitório da Vina

E QUEM GANHA ESSE JOGO?

Depois de jogar o PENSE & REPENSE, se formos capazes de compreender a responsabilidade de cada um e a importância de começar a agir de acordo com a proposta positiva e coletiva desses 9 Rs, certamente todo mundo sairá ganhando!

VAMOS JOGAR?


Quem participou desse projeto:

Coordenação
Departamento Socioambiental da VINA

Idealização
Cláudia Pires Lessa

Criação
Cristina Araújo e Élida Murta

Apoio ao desenvolvimento do produto
Cláudia Lessa, Lika Prates,
Rachel Murta, Sônia Rocha

Produção e montagem
Cristina Araújo

Design gráfico
Lika Prates

Textos
Élida Murta


Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa
Texto: Élida Murta
Design Gráfico: Lika Prates