UM LIVRO AO CONTRÁRIO

28 de junho de 2023

UM LIVRO AO CONTRÁRIO

Experiências em inclusão pelo trabalho


O que seria um livro ao contrário? Uma realidade ao contrário? 
Uma sociedade que funcione ao contrário? Ao contrário de quê?

No último dia 15 de junho, a sede da Vina recebeu convidadas e convidados especiais para um momento muito significativo: o lançamento oficial do e-book Um livro ao contrário, resultado de um projeto de pesquisa realizado pelo Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ em parceria com a Vina. O ponto de partida dessa pesquisa foi o Projeto-piloto Aracê, projeto de inclusão social de pessoas vulneráveis, como moradoras e moradores de rua, ex-presidiários, usuários da saúde mental, entre outros, pelo mercado formal de trabalho, criado e realizado pela Vina desde 2007.

O projeto de pesquisa foi coordenado, na UFSJ, pelo Professor Mucio Tosta e realizado em parceria com a Vina, representada pelo Departamento Socioambiental, sob a coordenação de Cláudia Pires Lessa. A pesquisa feita na UFSJ buscou analisar os impactos sociais e econômicos de um projeto original de inclusão social realizado por uma empresa privada e contou com a participação de estudantes e professores do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade. Ao todo, a pesquisa envolveu 13 alunas e alunos e dois professores. A publicação do e-book Um livro ao contrário vem realizar o desejo ‒ de todas as pessoas envolvidas no seu projeto ‒ de registrar, compartilhar e divulgar essa experiência. Já na apresentação do livro o Prof. Mucio Tosta, coordenador da pesquisa, afirma:

 

“Ao jogar luz sobre o Projeto Aracê de inclusão produtiva da Vina Gestão de Resíduos Sólidos e Locação de Equipamentos, quisemos dar a conhecer, compreender e contribuir para difundir esta experiência. Esse é o objeto e a alma do livro.”

Durante todo o processo da pesquisa, que foi iniciada em 2016, o Departamento Socioambiental da Vina esteve presente e acompanhou e apoiou cada passo de sua execução, seja pela realização de encontros, palestras e de um seminário, tanto em Belo Horizonte quanto na UFSJ, seja pela viabilização de bolsas para os alunos e alunas pesquisadores, seja pela intermediação de contatos na esfera pública e no fornecimento de dados e de informações pontuais sobre todos os contratados pelo projeto Aracê. A decisão de publicar o e-book também foi conjunta e a empresa assumiu a sua produção, contratando o projeto gráfico e garantindo a finalização do projeto.

Um processo tão rico de pesquisa e de produção de bons debates, dentro e fora do universo acadêmico, merecia de fato ser registrado. A decisão de fazer a publicação no formato de e-book levou em consideração a possibilidade de ampliar a sua divulgação e democratizar o acesso a ela. Assim, o evento de lançamento, por coerência com todo o processo, deveria também ser simbólico e representativo.

O Departamento Socioambiental da Vina e a UFSJ definiram a programação considerando aproveitar a oportunidade para promover mais um bom encontro, capaz de traduzir os princípios de inclusão produtiva e de um diálogo cada vez mais necessário entre entes sociais que nem sempre se encontram: trabalhadores, iniciativa privada, iniciativa pública, academia, ONGs e movimentos sociais.

Da lista de convidados, além da equipe da Vina e de representantes da equipe da UFSJ, estiveram presentes: representantes de projetos sociais públicos – como a Assistência Social (PBH)  e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Petrópolis (vizinhos e parceiros da Vina), a  DRAS-B – Diretoria Regional de Assistência Social Barreiro e a SLU-Vina; representantes de movimentos sociais como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB (também parceiro da Vina); de ONGs como a WIEGO (ONG internacional de mulheres do Terceiro Setor) e o coletivo Mães Gentis (Raposos – MG); representantes da iniciativa privada, como Lafaete Locação de Equipamentos,  Olho no Olho Consultoria e Treinamentos, Quantum Engenharia, RNV Construtora, Sustente Construções e Incorporações, VT Ambiental (vizinha e parceira da Vina), além de profissionais liberais como técnicos sociais e biólogos.

O evento de lançamento teve início com as boas-vindas apresentadas por uma das idealizadoras do Projeto Aracê e coordenadora do Dep. Socioambiental da Vina, Cláudia Pires Lessa, que falou sobre a importância daquele momento para a empresa e para todas as pessoas envolvidas no projeto, do valor da parceira com a UFSJ e, especialmente, de poder realizar o lançamento do e-book na Vina, contando com a presença daquela plateia tão representativa: “Da importância de se ter um olhar com foco nas possibilidades e não nas limitações”. Em seguida foi apresentado um vídeo institucional sobre a Vina. Após a apresentação do vídeo institucional, Cláudia Lessa convidou Paula Miranda, uma das coordenadoras do coletivo Mães Gentis e responsável pelo buffet que seria oferecido no evento, a falar sobre o trabalho do seu grupo.

Na sequência, todos os presentes foram convidados a se levantar e a se apresentar para que todos tomassem conhecimento da presença de cada um e da representatividade daquele grupo ali reunido.

…  

 


O Prof. Mucio Tosta, professor do Departamento de Ciências Econômicas e coordenador do projeto na UFSJ, foi convidado a falar e fez uma avaliação do que significava para um curso de Ciências Econômicas realizar uma pesquisa sobre um projeto que tinha por objetivo a inclusão social pelo trabalho. Não havia como trabalhar apenas sobre números e dados quantitativos, o valor principal do projeto estava (e está) na qualidade do impacto social que ele promoveu ao transformar a vida daquelas pessoas que foram incluídas pela Vina com o Projeto Aracê. Em sua fala sincera, o Prof. Mucio Tosta deixou evidente para a plateia que sua coordenação competente e a qualidade da equipe reunida ‒ e que foi formando importantes laços internos de solidariedade ‒ muito colaboraram para o bom resultado coletivo da pesquisa e para consolidar a qualidade do conteúdo do e-book.

Clique na imagem para conhecer a opinião do Prof. Mucio Tosta sobre a publicação do e-book.


Luiz Gustavo Couto Gomes e Maria Gabriela Carvalho Giordani

Estavam presentes no evento, para representar a equipe de pesquisa e para falar sobre o processo, os alunos, hoje já formados, Maria Gabriela Carvalho Giordani e Luiz Gustavo Couto Gomes. Após a fala do Prof. Mucio, eles fizeram uma apresentação das etapas realizadas durante a pesquisa e comentaram sobre a produção do texto que escreveram juntos para a publicação. Cada um falou, ainda, de suas impressões e sentimentos em relação ao processo de pesquisa e da emoção de estarem ali presentes ao lançamento da publicação.


Sérgio Honório de Freitas – Investidor e empreendedor de negócios de impacto (Olho no Olho Consultoria e Treinamentos)

Entre os convidados presentes estava também o consultor Sérgio Honório de Freitas, que comentou sobre o lançamento:

                   “Projetos de inclusão como esse são fundamentais para retirar barreiras que são colocadas para desenvolvimento das pessoas. E relatar a experiência num livro gera dois grandes benefícios adicionais: em primeiro lugar, chama outras empresas a participarem do processo e, com isso, contribui para o crescimento de ações de impacto social positivo para a sociedade. Em segundo lugar, ensina o caminho das pedras para que outros possam replicar o modelo da forma mais assertiva possível. Parabéns à Vina pela iniciativa!”


Renato Malta, diretor da Vina, e Renato Fernandes, coletor SLU-Vina, contratado pelo programa Estamos Juntos, programa de inclusão produtiva da PBH, prestigiaram o lançamento do e-book.


“É um projeto cooperativo para a transformação e expansão de vidas”!

Foi assim que Cristina Araújo se referiu ao Projeto Aracê no lançamento do e-book. Artista plástica e designer, ela é uma parceira permanente dos projetos e das ações da Vina, para os quais ela já criou objetos de decoração e brindes muito originais. Cristina foi a responsável pela bela ambientação do espaço do lançamento e, também, pela criação e produção do marcador de livros, oferecido como brinde a todos os presentes. Ela sabe, como poucos artistas, reaproveitar materiais diversos para criar objetos incríveis.

1 – Marcador criado a partir da reutilização de câmaras de pneus descartadas na Vina.

2 – Sacolas produzidas a partir do reaproveitamento de materiais recolhidos na campanha anual “Desembrulhe com carinho” e outros materiais descartados na empresa. As sacolas foram usadas para decorar e a mesa do lanche e para servir de suporte para os biscoitos feitos pelas Mães Gentis.

3 – Ambiente criado por Cristina para o lançamento. À direita e ao alto, temos grandes mobiles criados a partir da reutilização de tecidos de cortina, decorados com flores coloridas produzidas com o reaproveitamento de latinhas. As toalhas da mesa principal e da mesa do café também foram feitas com o reaproveitamento de tecidos de uniformes descartados na empresa.


Brindes!

É também uma tradição da Vina oferecer brindes nos eventos que realiza. Além dos marcadores de livros oferecidos a todos, foi realizado, ao final do evento, um sorteio para os convidados de dois exemplares impressos do e-book e de alguns brindes simbólicos produzidos para o Departamento Socioambiental.

Maria do Carmo S. Lima (DRAS), Matheus Rocha (VT Ambiental) e Eric Dias (Vina)

Matheus Vasconcellos (RNV) e Cláudia Márcia Gonçalves (DRAS)


A inclusão também põe a mesa

Paula Miranda fez uma breve apresentação sobre o coletivo Mães Gentis (@maes.gentis), que produziu o lanche oferecido aos convidados da Vina.

Mantendo uma tradição de gerar renda em suas ações e nos eventos realizados na empresa, o buffet contratado pela Vina para esse evento foi produzido pelo grupo Mães Gentis, coletivo de mulheres de Raposos (MG). A mesa foi montada com pães, biscoitos, queijos, geleias… Tudo estava delicioso e teve aprovação geral. Além disso, o grupo teve a oportunidade de comercializar alguns produtos, como granola, molho pesto e biscoitos produzidos por elas, o que gerou uma renda significativa para o coletivo.


PROJETO ARACÊ:

inclusão produtiva de fato!

Dois momentos foram especialmente marcantes durante o lançamento de Um livro ao Contrário: os depoimentos de Eric Dias e Cassimara Ribeiro, que trabalham na Vina e tiveram suas vidas transformadas com a oportunidade oferecida pelo Projeto Aracê. Vamos ouvir o que eles têm a dizer sobre suas experiências pessoais e sobre a publicação:

 

Clique na imagem para ver o depoimento de Eric Dias – Operador de máquinas da Vina e integrante do Projeto Aracê.

…………

Clique na imagem para ver o depoimento de Cassimara Ribeiro – Assistente Administrativa do Dep. Socioambiental da Vina e integrante do Projeto Aracê.

 

Considerando que esse livro é resultado de um exercício coletivo e que sua produção envolveu o compartilhamento de ideias e de vivências entre uma diversidade de pessoas – da academia, de ONGs, de instituições governamentais e privadas e da Vina – o fato de ser ele agora publicado representa mais uma etapa na esperança e na expectativa de que a iniciativa pioneira do Projeto Aracê possa afetar positivamente mais pessoas e possa contaminar efetivamente outras empresas e instituições a realizarem ações semelhantes. Todos teremos muito a ganhar com isso.


Com vocês: 

 

 

Clique na imagem para baixar o e-book na íntegra.

Leia, Reflita, Compartilhe.


“Tu que não sabes escrever

que teu corpo e teu sangue me contem

a história do país

Fala!”

(Tahar Ben Jelloun)


Ficha Técnica do E-book “Um Livro ao Contrário”

Concepção
Universidade Federal de São Jõao del-Rei – UFSJ
Dep. de Ciências Econômicas. Coordenação: Mucio Tosta Gonçalves.
VINA – Gestão de Resíduos Sólidos e Locação de Equipamentos
Departamento Socioambiental. Coordenação: Cláudia Pires Lessa.

Edição
Luiz Gustavo Couto Gomes, Maria Gabriela Carvalho Giordani,
Múcio Tosta Gonçalves.

Design
Lika Prates

Revisão
Élida Murta

Vídeos
Captação de imagem: Guido Mintz
Edição: Rato Alado Filmes

Fotos
Juliana Foini
Banco de imagens do Departamento Socioambiental/Vina

 

Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa

Texto: Élida Murta
Fotos: Davi Mello
Captação de Vídeos e Edição: Rato Alado

Design Gráfico: Lika Prates