PARCERIA PROJETO SOCIOCULTURAL AGNES CIDADANIA

27 de outubro de 2023

O Dep. Socioambiental da Vina é parceiro do Projeto Sociocultural Agnes Cidadania, um grupo de dança, de BH, sem fins lucrativos, que faz parte da REDE Socioambiental Vina. Em 2023, estamos participando do Projeto “Espetáculo Terra”, que será apresentado em dezembro.

Esta parceria tem como foco ações de educação social e ambiental, suporte operacional para lanche e transporte e uma oficina para a produção do figurino, a partir de reutilização, sob a coordenação de Cristina Araujo, parceira, também, da REDE Vina.


Em 07 de outubro, aconteceu uma Oficina de Plantio no espaço do Centro Cultural Vila Santa Rita com a participação da Bióloga da Vina, Sabrina Soares, das bailarinas do Projeto “Espetáculo Terra” e comunidades do entorno. Durante a ação foram plantadas no jardim de entrada do Centro Cultural Vila Santa Rita, mudas ornamentais, frutíferas e de flores. Foram momentos ricos em trocas, reflexões e aprendizados, que trouxeram mais vida e cor a este espaço público. No final do plantio teve um lanche coletivo e muita conversa boa sobre a importância da preservação da natureza para as próximas gerações. A Cia Agnes Cidadania ficou responsável pelo cuidado e manutenção dos canteiros para que em breve este espaço floresça e frutifique!

   

   

   


Já no dia 25 de outubro, recebemos na Vina as alunas da Cia Agnes Cidadania, que vieram conhecer a empresa e a trilha ecológica da nossa área de preservação de Cerrado. As alunas puderam ouvir sobre a Vina e os seus projetos socioambientais desenvolvidos na empresa e nas comunidades do entorno.  Durante a caminhada na trilha ecológica, as convidadas ouviram sobre a biodiversidade local, conheceram várias espécies nativas do cerrado e aproveitaram para saborear frutas da temporada, como gabiroba e amoras. Além de acontecer trocas de conhecimento entre elas e a bióloga responsável pela área, a trilha despertou nas visitantes muitas recordações, o sentimento de pertencimento à natureza, um resgate das memórias afetivas de cada uma. Como lembrança desta visita especial, nossas convidadas puderam levar para casa mudas de ervas e frutíferas produzidas no nosso viveiro, uma forma de aplicar na prática o conhecimento adquirido durante a trilha.


Dando continuidade às ações de educação socioambiental do projeto, no dia 26 de outubro, as alunas da Cia Agnes Cidadania, estiveram na Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro), outra integrante da REDE Socioambiental Vina, para uma visita ao galpão de reciclagem da Cooperativa. Outro momento rico, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer o processo de reciclagem e a importância desta ação para as cooperadas e a sociedade. Foi uma visita prazerosa e que trouxe muito conhecimento e uma proposta de parceria entre a Cooperativa e a Cia Agnes Cidadania.

Arte, Cultura, meio ambiente, empresa e comunidade trabalhando em REDE


Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa

Texto: Cláudia Pires Lessa
Fotos: Sônia Rocha

Design Gráfico: Lika Prates