Cris Araújo: TODA VIDA IMPORTA!

13 de agosto de 2025 - 11 min. de leitura

Com a minha experiência como artista e designer, eu posso contribuir para apresentar e propor novos usos e novas formas para qualquer tipo de material. Eu posso ser – e gosto de ser – uma multiplicadora de ideias sustentáveis.” 

 …

Tereza Cristina Araújo, nossa querida Cris Araújo, foi exatamente isso: uma multiplicadora de ideias sustentáveis e, ainda, uma multiplicadora de beleza, afeto e doação. Ela era uma pessoa apaixonada! E tudo o que ela criava vinha com a marca da sua intensidade, do seu talento, da sua abertura para o novo, da sua disposição para mobilizar, produzir, provocar, contestar e, especialmente, para oferecer, com muita generosidade, tudo isso para o mundo. 

 …


 …

CRIS ARAÚJO & VINA:

MUITO MAIS DO QUE UMA BOA PARCERIA

  A parceria estabelecida entre a Vina e a artista, desde 2012, trouxe, ao longo de todos esses anos, contribuições sempre positivas e surpreendentes para a empresa e para os projetos socioambientais realizados com as comunidades do entorno e com outras parcerias. Desde brindes, objetos de decoração e de sinalização, na realização de oficinas para públicos diversos, na criação de objetos para ambientação nos eventos da empresa e, principalmente, sintonizada com a corresponsabilidade socioambiental da Vina, a artista trabalhou, com muita criatividade, no que ela sabia fazer melhor: transformar o reaproveitamento de materiais diversos, produzidos ou não na empresa, em beleza e arte! Das câmaras de pneus, passando pelos tecidos de uniformes descartados e pelas embalagens plásticas, até o aproveitamento de placas e de peças de computador, Cris Araújo realizou com e para a Vina uma infinidade de projetos e de objetos que só confirmavam, a cada ano, a sua capacidade como artista e como cidadã.   

Cris Araújo era designer de joias, artista plástica e sua pesquisa era permanente para a reutilização e a reciclagem de resíduos e materiais diversos. O seu olhar para os materiais caseiros – que poderiam ser reaproveitados – evoluiu para um olhar mais atento para o aproveitamento de outros materiais e resíduos no seu processo de criação. Sempre generosa, Cris não se importava em repassar suas descobertas e suas experiências de criação profissional. Para ela: “Quanto mais gente olhando e trabalhando com a transformação criativa dos resíduos, menos lixo na rua! Quando você começa a ter um novo olhar para os resíduos, você começa a ver possibilidades em tudo!”.

Assim, teve início um trabalho de pesquisa no qual ela veio explorando materiais descartados diversos: papel, plásticos, Tetra Pak, garrafas PET, lacres de latinhas, tampinhas de plástico, tampinhas de cerveja, peças de computador, fios, arames, cápsulas de café, câmaras de pneu de bicicleta…

 …

Cristina Araújo ressaltava a importância – e como isso refletia em seu processo criativo – de sua participação em eventos e encontros locais e nacionais, em que podia ter acesso aos trabalhos de outros artistas e ativistas do reaproveitamento de resíduos e da reciclagem do lixo. Ela pesquisava sempre, pois queria saber quem eram as pessoas, no Brasil e no mundo inteiro, que também estavam preocupadas com o desenvolvimento coletivo de uma nova consciência e de uma nova atitude em relação ao desperdício e ao descarte excessivo de resíduos na natureza. Reciclar ideias e posturas deveria sempre fazer parte do processo! Há poucos meses, ela se identificou com uma frase, dita pela atriz Fernanda Torres, que dizia muito sobre o seu momento e sobre o destino do nosso planeta: “A vida presta”! E vai prestar sempre, Cris. 

Se você quiser conhecer mais sobre os trabalhos que Cristina Araújo
realizou junto com a Vina, clique nos links abaixo! Vale a pena!

Projeto Vale a Pena Usar de Novo

TED X

Acesse o nosso e-book


… 

 …

PAN-DE-MIRA 

Dentre as iniciativas de proteção e segurança que a Vina adotou durante o difícil período que todos enfrentamos na pandemia de Covid-19, Cláudia Pires Lessa, Coordenadora do Departamento Socioambiental, decidiu apresentar um novo desafio para a artista Cris Araújo: como reaproveitar todo o material coletado pela Campanha Desembrulhe com Carinho 2019 para criar alguma obra original que pudesse sensibilizar ainda mais a equipe da Vina? O tema urgente e fundamental da pandemia era: “Toda vida importa”!  

Provocação feita, desafio aceito! Cris Araújo olhou para aquele monte de sacolas coloridas, de papéis de presente tão diversos, de caixas de todos os tamanhos, para aquelas fitas e… começou a refletir e a ter ideias… 

“Aceitei o desafio da Cláudia e tive muita liberdade para criar. Eram 300 sacolas, entre outros materiais. Foram usadas 150 sacolas na instalação PAN-DE-MIRA. E eu já tenho planos para as outras 150…”

Sobre o resultado da sua provocação, Cláudia Pires Lessa avalia que a confiança no trabalho de Cris Araújo vem de uma sintonia, entre elas, de ideias e convicções sobre a forma de ver e viver a vida e de perceber possibilidades onde a maioria só enxerga lixo. E a artista Cris Araújo sempre conseguia nos surpreender: “Essa instalação é muito simbólica por todo o universo de conceitos que ela integra: o consumismo, o afeto, o reaproveitamento, a solidariedade, a empatia. Estabelecer, pela arte, um link entre tudo isso, não era tarefa fácil, e foi desafiador”. 

Jogando com o nome da pandemia e com o sentido transformador da arte, que sempre provoca um novo olhar sobre a realidade, a instalação de Cris Araújo foi batizada, por Élida Murta, de PAN-DE-MIRA! A instalação era formada por 13 composições de painéis que foram montados a partir do reaproveitamento de embalagens e papéis de presentes recolhidos, após o Natal de 2019, pela ação da campanha Desembrulhe com Carinho. Sua montagem inaugural foi realizada na sede da Vina, em 5 de agosto 2020, em espaços distintos, mas de grande circulação da sua equipe. 

Para conhecer o projeto e ver fotos da instalação, clique aqui


Árvores em movimento >> as Árvores de Natal da Vina

Desde 2007, a cada ano a Vina ganhava uma árvore de Natal “nova”! Como um  um destaque na decoração das festas de fim de ano da empresa, a expectativa era grande para saber como seria a “nova” árvore de Natal. A primeira árvore foi criada pelo artista da sucata, Libério José da Silva (primeiro contratado pelo projeto Aracê), e, desde então, com a mesma base criada por ele, a partir de 2011, Cris Araújo dava uma “cara nova” para a nossa árvore de Natal. Essa árvore, pelas mãos da artista e com o reaproveitamento de materiais, se transformou num símbolo das questões sociais e ambientais que a Vina vem trabalhando com sua equipe e a sociedade, em todas as ações promovidas pelo Departamento Socioambiental. 

A partir de 2020, uma Árvore de Natal móvel!

Por causa da pandemia de Covid-19, em 2020 não houve a tradicional festa de Natal da Vina, mas a sua árvore de Natal ‒ aquela que todos os anos incorpora a lei básica da natureza, em que “tudo se transforma”, ‒ foi transformada pelas mãos da nossa designer preferida em um verdadeiro “veículo de esperança”.  A árvore de Natal 2020 inaugurou a“árvoremóvel”, que circulou sobre rodas nos espaços da empresa coletando e fazendo circular mensagens de esperança. A decoração dessa árvore foi completada pela presença simbólica de pequenas “esperanças”, criadas e produzidas por Cris Araújo com material reutilizado da Campanha Desembrulhe com Carinho de 2019.   

 …

Para ver todas as versões criadas por Cris Araújo para a árvore de Natal da Vina,

clique aqui   


VAMOS PENSAR, REPENSAR E, QUEM SABE, (RE)AGIR! 

Outro projeto incrível, que merece destaque aqui, quando homenageamos a memória de Cris Araújo e sua trajetória de criação como parceira da Vina foi a criação do jogo Pense & Repense. 

O PENSE&REPENSE é um jogo temático e provocador, que trabalha com 9 Rs da sustentabilidade: Reduza, Recuse, Recicle, Recupere, Reutilize, Repasse, Responsabilize-se, Respeite, Repense. Conceitos que propõem mudanças de hábitos que levem as pessoas a repensar seus valores e atitudes, reduzindo o consumo exagerado e diminuindo a produção de lixo.  

Cris Araújo e a jornalista Élida Murta, também parceira da Vina, investiram em muita pesquisa e levaram um bom tempo tempo para criar esse jogo. Elas contaram também com a colaboração valiosa de Sonia Rocha, Lika Prates, Claudia Lessa e Rachel Murta para essa empreitada. Depois de dois meses de trabalho, de muito pensar, de avaliar possibilidades e de experimentar jogando, finalmente o PENSE&REPENSE chegou ao seu formato final. 

 

É importante ressaltar que o tabuleiro e todas as peças desse jogo tiveram como matéria-prima o lixo eletrônico e foram feitos com o reaproveitamento de resíduos gerados na empresa: placas, disquetes e teclas de computador, além de tecidos de uniformes descartados, que foram usados para produzir as embalagens… Isso significa que na criação e na produção do próprio jogo foram conscientemente praticados vários Rs! Com o RESPONSABILIZE-SE inscrito no centro do tabuleiro, a proposta do PENSE&REPENSE não é apenas a de montar palavras, mas de provocar uma reflexão sobre a corresponsabilidade na prática desses 9 Rs para garantir nossa sobrevivência e a proteção do planeta. 

 …


 …

E o Carnaval , Cristina Araújo? 

… 

Ah! O Carnaval é o momento ideal para colocar em prática a nossa alegria e exercitar a nossa liberdade de criar. O carnaval é o cenário perfeito para manifestações bem-humoradas, sejam elas políticas, sociais, culturais ou ambientais. A ideia principal é sempre usar a fantasia e os adereços para sensibilizar as pessoas, para mudar o olhar das pessoas com a minha atitude”. (Cris Araújo)

Além da criação de joias e de acessórios com diversos tipos de materiais, ela sempre teve uma paixão pelo Carnaval – pois envolve sua história pessoal e seu trabalho com arte e design – e investia na criação de fantasias e de adereços para vivenciar a alegria dessa festa popular brasileira.

 …

Máscaras de carnaval feitas por Cris Araújo com reutilização de embalagens plásticas

Máscaras criadas a partir do resíduo da Vina: Embalagens de leite e câmaras de ar

Em 2018 – A artista Cristina Araújo desenvolveu uma série de máscaras e adereços utilizando materiais descartados da empresa, para promover mais uma ação de sustentabilidade. 

Serpentina e Flores criadas a partir de embalagens de produtos de limpeza descartados da Vina

 …

Veja matéria completa sobre as criações de Cris Araújo para o Carnaval na seção “Na Lata” do nosso Blog: clicando aqui e busque pela matéria “Bate na Lata” de fevereiro de 2012


… 

Cris Araújo: a  Ativista 

  …

 

 …

Ela se definia como “alguém que detesta as injustiças sociais, a falta de consideração e respeito com o outro”. Por isso defendia, com muita convicção, o direito à igualdade e à liberdade. Era uma “ativista de carteirinha”, que se manifestava sempre, tanto nas ruas quanto nas redes sociais. 

 

PARA SEMPRE 

… 

Tereza Cristina Andrade Araújo (Cris Araújo)   

Nasceu em Natal (RN) e morava em Belo Horizonte. Graduada em Desenho Industrial pela Fundação Universidade Mineira de Arte (UEMG), sua experiência profissional abrangia as áreas da joalheria, do design e do reaproveitamento de materiais. Ela transformava lixo em arte e amava o carnaval. Era artista plástica, designer, bordadeira, ativista e cidadã brasileira. De 1992 até 2025 trabalhou com sua marca GÖTZ Joias e Objetos. De 2012 a 2025 foi parceira da rede socioambiental da Vina em projetos socioambientais com a criação e a produção de objetos e de brindes variados.

Era filha de Dona Terezinha, mãe de Mariana, avó de Joana e amiga querida de seus inúmeros amigos e amigas. Em junho de 2025 ela virou estrela. Vamos sentir muita saudade da Cris. Vamos torcer para que no céu, onde não existe lixo, seja sempre Carnaval.  

… 

Seus olhos azuis viam no lixo possibilidades que nenhum de nós era capaz de ver. 

 …


Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa

Texto: Élida Murta

Suporte de conteúdo e imagens: Sônia Rocha e Cassimara Ribeiro
Fotos: Banco de Imagens Vina e acervo de amigas(os) Design Gráfico: Lika Prates ...