17 de fevereiro de 2017
Um dos símbolos do Cerrado, o pequi (Caryocar brasiliense) é um fruto típico e nativo deste bioma brasileiro. Além de ser o fruto mais consumido e comercializado em várias regiões do Brasil, o pequi é, também, o mais estudado nos aspectos nutricional, ecológico e econômico.
O pequi é de grande importância para as populações agroextrativistas e para as economias locais. Alguns “catadores” e comerciantes de pequi chegam a obter até 80% de sua renda anual na cadeia produtiva do fruto.
Muito utilizado na culinária regional em deliciosos pratos, como o arroz com pequi, ou, ainda, como tempero, em conserva e como matéria-prima para a produção de licores, sorvetes e ração para animais, o pequi é um fruto muito versátil.
Embora não esteja na lista oficial do IBAMA como uma das plantas ameaçadas de extinção, o Pequizeiro é protegido por lei, desde 1987, que regulamenta que é proibido cortar e comercializar essa árvore em todo o território nacional.
Na área de preservação da Vina são preservados mais de 40 pés de pequi, em diferentes estágios de desenvolvimento, o que permitiu à equipe da empresa aprender, conhecer e aproveitar os frutos da temporada produzidos por eles.
Mais fotos aqui
Saiba mais clicando aqui
E alguns belefícios do pequi para sua saúde aqui