Mexa-se >> bicicletas

31 de março de 2014

 

O que podemos fazer para melhorar a condição da mobilidade urbana em nossas cidades?

As cidades estão parando. Há carros demais e transporte público de menos. A falta de opções e o incentivo ao consumo fazem com que grande parte da população opte pelo uso de automóveis. É nosso dever exigir mudanças do poder público, mas toda e qualquer mudança necessita de um processo de formação, educação e conscientização. O que nós, na condição de cidadãos que se apropriam da cidade, podemos fazer? Quais são as soluções possíveis?

Esta semana, o vinavina aborda a bicicleta como meio de transporte alternativo nas grandes cidades. Durante o mês de abril, a questão da mobilidade será abordada a partir de cada meio de transporte utilizado nas cidades.

 

 Movimentos positivos sobre duas rodas

Bike Anjo BH
Esse tipo de serviço já existe em muitas cidades do Brasil. Bike Anjos são ciclistas experientes, apaixonados e dispostos a ajudar pessoas interessadas em aprender a andar de bicicleta na cidade. O objetivo é estimular o uso da bicicleta no dia a dia: ir pedalando para o trabalho, para a faculdade, escola, para o supermercado, médico, visitar os amigos…
Se você quer aprender, clique aqui.
Se você quer ensinar, clique aqui.

BH em Ciclo
A Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte é uma instituição sem fins lucrativos, formada por cidadãos que optaram pela bicicleta e defendem o direito desse meio de transporte transitar pelas vias da capital como qualquer outro veículo.
Clique aqui e conheça a BH em Ciclo, associe-se e participe!

Pedala BH
O programa tem como objetivo promover o uso da bicicleta em Belo Horizonte (MG), criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte, que é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, não poluente, silencioso e flexível em seus deslocamentos.

Por que a bicicleta é uma boa escolha?

12 motivos para ir pedalando

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para usar a magrela. Entenda porque cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte, ainda que eventualmente.
Clique na imagem para ampliar

Comece a se movimentar…

Como escolher a bicicleta ideal? 
Para proporcionar conforto e prazer ao pedalar, a bike deve ser adequada aos seus objetivos e até ao seu tipo físico. Também é preciso conhecer todas as modalidades e escolher a sua. Clique aqui para fazer o teste e descobrir qual tipo de bicicleta combina mais com você.

Mapa cicloviário de BH
O grupo de ciclistas Mountain Bike BH, da capital mineira, disponibilizou em seu site o resultado do mapeamento das vias construídas para a locomoção com bicicletas. Através da representação gráfica, os moradores podem visualizar os melhores trajetos e os lugares onde as bikes serão bem recebidas.

Para a equipe, formada por diversos profissionais, identificar tais estruturas na cidade é uma maneira de estimular o seu uso, seja para o transporte, lazer ou esporte. O mapa foi elaborado de forma colaborativa com base em um modelo instituído pela ONG Transporte Ativo. Quem tiver interesse em construir o documento para sua cidade, pode obter as orientações através deste site.

Clique aqui para começar a traçar sua rota!

Links úteis 

Dizzy Express
Entregas rápidas feitas por bicicletas em BH. Já ouviu falar? O vinavina apoia, recomenda e já utilizou este serviço! (Também disponível em São Paulo e Curitiba. Clique aqui.).

Bicicine
É um atelier de bicicleta que, além de possibilitar o conserto, a manutenção e a montagem de bicicletas, é um espaço de convívio e troca da cultura lifestyle ciclística e ciclomecânica.

Como guardar a bike
Seu prédio não possui bicicletário? Você não tem coragem de deixar sua bike nele? Você tem problemas pra guardar sua(s) bicicleta(s) no apartamento? Sua bicicleta não é dobrável? Desistiu de comprar uma bike por problemas de espaço? Seus problemas acabaram!

Libera a ciclovia
Espaço para denúncias de bloqueio, mau uso e desrespeito às ciclovias.

Vá de bike
Espaço que reúne noticias diversas e outras publicações sobre o uso da bicicleta.

Para ampliar a sua pesquisa… 

Nos links abaixo, estão disponíveis downloads de diferentes documentos importantes sobre a questão da inserção da bicicleta nas cidades.

“A bicicleta e as cidades”, do Instituto de energia e meio ambiente – IEMA.

“Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades”, do Ministério das Cidades.

“Guia de planejamento de sistemas de bicicletas compartilhadas”, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, ITDP (sigla em inglês).