31 de março de 2014
As cidades estão parando. Há carros demais e transporte público de menos. A falta de opções e o incentivo ao consumo fazem com que grande parte da população opte pelo uso de automóveis. É nosso dever exigir mudanças do poder público, mas toda e qualquer mudança necessita de um processo de formação, educação e conscientização. O que nós, na condição de cidadãos que se apropriam da cidade, podemos fazer? Quais são as soluções possíveis?
Esta semana, o vinavina aborda a bicicleta como meio de transporte alternativo nas grandes cidades. Durante o mês de abril, a questão da mobilidade será abordada a partir de cada meio de transporte utilizado nas cidades.
Bike Anjo BH
Esse tipo de serviço já existe em muitas cidades do Brasil. Bike Anjos são ciclistas experientes, apaixonados e dispostos a ajudar pessoas interessadas em aprender a andar de bicicleta na cidade. O objetivo é estimular o uso da bicicleta no dia a dia: ir pedalando para o trabalho, para a faculdade, escola, para o supermercado, médico, visitar os amigos…
Se você quer aprender, clique aqui.
Se você quer ensinar, clique aqui.
BH em Ciclo
A Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte é uma instituição sem fins lucrativos, formada por cidadãos que optaram pela bicicleta e defendem o direito desse meio de transporte transitar pelas vias da capital como qualquer outro veículo.
Clique aqui e conheça a BH em Ciclo, associe-se e participe!
Pedala BH
O programa tem como objetivo promover o uso da bicicleta em Belo Horizonte (MG), criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte, que é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, não poluente, silencioso e flexível em seus deslocamentos.
Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para usar a magrela. Entenda porque cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte, ainda que eventualmente.
Clique na imagem para ampliar
Como escolher a bicicleta ideal?
Para proporcionar conforto e prazer ao pedalar, a bike deve ser adequada aos seus objetivos e até ao seu tipo físico. Também é preciso conhecer todas as modalidades e escolher a sua. Clique aqui para fazer o teste e descobrir qual tipo de bicicleta combina mais com você.
Mapa cicloviário de BH
O grupo de ciclistas Mountain Bike BH, da capital mineira, disponibilizou em seu site o resultado do mapeamento das vias construídas para a locomoção com bicicletas. Através da representação gráfica, os moradores podem visualizar os melhores trajetos e os lugares onde as bikes serão bem recebidas.
Para a equipe, formada por diversos profissionais, identificar tais estruturas na cidade é uma maneira de estimular o seu uso, seja para o transporte, lazer ou esporte. O mapa foi elaborado de forma colaborativa com base em um modelo instituído pela ONG Transporte Ativo. Quem tiver interesse em construir o documento para sua cidade, pode obter as orientações através deste site.
Clique aqui para começar a traçar sua rota!
Dizzy Express
Entregas rápidas feitas por bicicletas em BH. Já ouviu falar? O vinavina apoia, recomenda e já utilizou este serviço! (Também disponível em São Paulo e Curitiba. Clique aqui.).
Bicicine
É um atelier de bicicleta que, além de possibilitar o conserto, a manutenção e a montagem de bicicletas, é um espaço de convívio e troca da cultura lifestyle ciclística e ciclomecânica.
Como guardar a bike?
Seu prédio não possui bicicletário? Você não tem coragem de deixar sua bike nele? Você tem problemas pra guardar sua(s) bicicleta(s) no apartamento? Sua bicicleta não é dobrável? Desistiu de comprar uma bike por problemas de espaço? Seus problemas acabaram!
Libera a ciclovia
Espaço para denúncias de bloqueio, mau uso e desrespeito às ciclovias.
Vá de bike
Espaço que reúne noticias diversas e outras publicações sobre o uso da bicicleta.
Nos links abaixo, estão disponíveis downloads de diferentes documentos importantes sobre a questão da inserção da bicicleta nas cidades.
“A bicicleta e as cidades”, do Instituto de energia e meio ambiente – IEMA.
“Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades”, do Ministério das Cidades.
“Guia de planejamento de sistemas de bicicletas compartilhadas”, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, ITDP (sigla em inglês).