Férias em BH!

9 de janeiro de 2014

Janeiro, para muita gente, é sinônimo de férias e descanso. Para você que não vai viajar, preparamos um post especial, cheio de dicas e ideias, feito especialmente para quem quer curtir as férias sem gastar muito, aproveitando o que Belo Horizonte (MG) tem de bom.

40ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Acontece em Belo Horizonte, em 2014, de 03 de janeiroa 04 de março. Durante o período, serão apresentados espetáculos infantis, adultos e de dança em teatros e outros espaços alternativos. Com o tema “Campanha: 40 anos de uma grande ideia”, o evento busca oferecer uma programação diversificada e a preços populares.

Nesta edição, 151 peças (94 adultos, 46 infantis, 10 de dança e uma circense) integram o evento, sendo 47 espetáculos estreantes.
Confira aqui
 os espetáculos em cartaz e aqui os pontos de venda de ingressos.

Inhotim 

Sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo, o Inhotim Centro de Arte Contemporânea traz diversas atrações culturais para as férias das crianças e dos adultos. Lá, você pode visitar 21 galerias, conhecer obras de mais de 100 artistas, andar por 110 hectares de mata e… descansar.
Confira aqui a programação de férias do Inhotim.

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB Belo Horizonte promove atividades nas áreas de artes plásticas, artes cênicas, música e programas educativos. Atividades como Visita Mediada, Laboratório de Ações Criativas, Contação de Histórias e Visita Teatralizada estão à disposição do visitante. Em todas, a intenção é aguçar os sentidos do participante, estimulando uma nova compreensão do mundo através da arte em suas mais diversas manifestações.
Confira aqui a programação no CCBB.

Circuito Cultural Praça da Liberdade 

O Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural – com opções interativas e abertas ao público – em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. É, atualmente, o maior complexo cultural do país. Ao todo, são nove espaços e museus em funcionamento.
Confira aqui a programação.

Aquário de água doce

 

Um cantinho repleto de peixes nativos e exóticos das águas do São Francisco, marcado por toda a riqueza cultural de um dos rios mais importantes do país. Com capacidade para 450 mil litros de água, representando um “braço” do Velho Chico, tem uma cenografia que apresenta tanto a margem quanto o fundo do rio.

Site oficial: www.pbh.gov.br/fundacaozoobotanica

Horário de Funcionamento: 3ª a dom das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

Programação gratuit

Para crianças e adultos, BH também oferece muitas atrações gratuitas, para quem está querendo economizar. Confira as opções aqui e aqui.

O Memorial Minas Gerais Vale também oferece atividades gratuitas para as crianças, com opções de entretenimento que misturam conhecimento e diversão. O espaço ainda traz uma novidade, que deixará as brincadeiras ainda mais divertidas: as oficinas passam a ser em família, com propostas para as crianças e os adultos responsáveis por elas. Confira aqui a programação.

Para se divertir em casa…

Casinha de papelão
(Adaptação do texto e reprodução de imagens do livro “Guisadinho”, de Adelsin) 

Todos gostam de brincar de casinha, meninos e meninas.

Você pode construir casinhas com muitos materiais e formas diferentes. Veja a seguir algumas possibilidades de fazer casinhas com caixas de papelão.

Para começar, você só precisa de uma caixa grande de papelão, de uma tesoura e de uma fita crepe. Você pode inventar a casinha que quiser, e até mesmo fazer as mobílias. Mas cuidado com a tesoura! Com cuidado, concentração e com a companhia dos pais, tudo fica mais divertido…

Cabaninha
(Adaptação do texto e reprodução de imagens do livro “Guisadinho”, de Adelsin) 

A cabaninha é uma casinha em que a gente pode entrar de verdade. E elas podem ser construídas com os mais diferentes materiais: bambu, folha de bananeira, caixas de papelão e, até mesmo, lençóis. Quem nunca entrou debaixo de um lençol e imaginou que estava em uma caverna?

Que tal você inventar a sua cabaninha?

Chame os amigos, primos, avós… brincar com outras pessoas é muito mais divertido!

10 livros infantis para ler nas férias

As férias escolares são perfeitas para colocar a leitura em dia. Durante esse período de recesso escolar, as crianças ficam mais relaxadas e conseguem se concentrar ainda mais nas leituras não obrigatórias.

Clique aqui e confira a lista!

Na sessão INdica, confira dicas de mais livros e filmes. Independente de como você vai curtir as férias, ler um bom livro, ouvir uma boa música e assistir a um bom filme nunca sai de moda.

O vinavina deseja….