Dia das crianças e o resgate da infância

10 de outubro de 2015

Vivemos hoje conectados aos meios de comunicação e redes sociais desde o despertar até a hora de dormir. As nossas crianças estão atentas e aprendem, a todo momento, com os nossos atos. Em tempos de tanta correria, de tanta tecnologia, de falta de tempo, o simples ato de brincar tem sido deixado de lado e muitas vezes esquecido.

A infância passa num piscar de olhos. Não há nada mais precioso que essa época. Quem é que não tem saudosas lembranças da infância brincando na rua, na casa dos avós, rodeado de outras crianças? Será que nossos filhos terão as mesmas lembranças? Ser criança não é mais o que era antigamente. Queremos tanto preparar os jovens para o futuro que os sufocamos e acabamos assim por podar o que a infância tem de mais mágico e mais importante: o espírito lúdico que é fundamental à natureza humana.

Brincar é ter liberdade de tempo, espaço e criação. Uma infância livre gera crianças mais criativas. O incentivo ao lúdico e ao convívio social, com certeza, gerará jovens mais ativos e mais saudáveis, menos consumistas e menos egoístas. É preciso resgatar a verdadeira infância, na qual há um mundo de fantasia, imaginação, criatividade e brincadeiras.

E é exatamente aqui que podemos e devemos intervir, não só como pais, mas como adultos que fazem parte de uma mesma sociedade, totalmente voltada para o consumismo. Que tal proporcionar uma atividade diferente para os pequenos nesse Dia das Crianças? A cidade é nossa, vamos compartilhar os espaços, praças e parques e ensinar para as nossas crianças o conceito de comunidade e coletivo.

Confira as atrações que estão acontecendo em BH:

17º Pandarolê | Parque Lagoa do Nado 
Sábado, 10/10 e segunda, 12/10
O projeto “Panderolê” tem como principal objetivo resgatar brincadeiras dos outros tempos, dos nossos avós e tataravós, quando as crianças tinham que fabricar os seus brinquedos.
10h – Oficina “Pequenas Doses de Quadrinhos”
11h – Hora do Conto: “O Jardim Encantado de Emily”, de Rita Di Cássia. Adaptação para questões do meio ambiente e sustentabilidade: Mateus Lopes – SESC MG.
9h30 as 12h – Projeto “É do mato… eu não mato” – Apresentação de animais da fauna silvestre.
10h as 12h – Atividades escoteiras e criação de jogos e brincadeiras que estimulam a socialização, cooperação e competição saudável.
14h – Cordelendas – Brincadeiras com a palavra falada
15h – Roda de Brincadeiras
(Entrada gratuita)

Casa do Baile
Dia 11, às 10h.
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha.
– Sufoco! – apresentação circense voltada para o público infantil
Na Semana da Criança também será realizado um ateliê de carimbos, chamada “Pequenos Arquitetos”, para público espontâneo. (Entrada gratuita)

Centro de Referência da Moda
Dia 17, sábado, às 17h
Rua Bahia, 1149 – Centro
“Miniteatro Ecológico”, com o grupo Giramundo – O Miniteatro ecológico é uma peça de conscientização ecológica baseada no teatro, arte, bonecos e conteúdo digital. Entrada franca, mediante retirada de senhas 30 minutos antes da apresentação.

Safari de Histórias com o Grupo Matraca Teatro de Bonecos (Circuito Unimed)
Sábado a segunda, 10 a 12/10 
Safári de Histórias é um espetáculo infantil de atores e bonecos que pretende questionar, de maneira muito divertida, quais são os atributos necessários para se tornar um bom líder. Destinada ao público infantil, a montagem pretende fomentar reflexão por meio do riso, da magia e alegria dos bonecos, proporcionando diversão também para adultos.
10/10, sábado, 16h – Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)
11/10, domingo, 10h – Praça Milton Campos (Betim)
12/10, segunda, 16h – Praça da Saúde (Av. Silva Lobo, esquina com rua Viamão)

Eletronika Kids | Praça da Liberdade 
Segunda, 12/10, de 9h às 12h e 14h às 18h
Com 16 anos de estrada e agora em novo formato, o Eletronika ampliou sua programação e irá falar de música, arte, tecnologia e urbanismo. A edição infantil será recheada de músicas, brincadeiras, apresentações circenses e oficinas. (Entrada gratuita)

29º Fantástico Mundo das Crianças | Parque das Mangabeiras 
Sexta a segunda, 9 a 12/10, de 9h às 17h
Em comemoração ao Dia das Crianças, são oferecidas oficinas, palestras, atividades recreativas, intervenções artísticas e apresentações culturais, reunindo cultura, diversão e arte. (Entrada gratuita)

Veja a programação completa aqui.

Mineirão Gastrô | Edição Especial Dia das Crianças 
Domingo, 11/10, às 11h
Na quarta edição do Mineirão Gastrô, a programação é toda voltada para a criançada. Brincadeiras como antigamente, diversão, o Espaço Kids e vários food trucks reunidos. Haverá diversas atividades como amarelinha, dança da cadeira, queimada, rouba bandeira, cabo de guerra, pular corda entre outras. O evento promete uma tarde lúdica, finalizada por um espetacular pôr do Sol que pode ser avistado da esplanada do estádio.

Ao ar livre 
Que tal conhecer um lugar novo em BH? O site NaPracinha montou um roteiro com todas as praças e parques da cidade. Vamos sair de casa, do apartamento e do play! Vamos brincar lá fora!! E não se esqueça de levar uma toalha, frutas, comes & bebes para um delicioso picnic!

Confira aqui o roteiro e escolha seu destino 🙂
Para a lista completa dos parques, clique aqui.
Para a programação completa das atrações para crianças em BH, clique aqui.

E para os papais refletirem… 
O que é o brincar? Qual a sua importância no nosso dia a dia? Como fomos perdendo a visão lúdica da vida ao longo dos anos? São essas questões que educadores, psicanalistas, brincantes ligados à cultura popular e diversas personalidades dissecam no filme Tarja Branca – A Revolução que Faltava. O longa foi produzido pela Maria Farinha Filmes e dirigido por Cacau Rhoden.

O apelo do filme é para um resgate do brincar tanto infantil quanto adulto. É um alerta sobre como as crianças se divertem hoje em dia e como os adultos assumem uma postura carrancuda com o passar dos anos. Em forma de documentário, o longa costura os depoimentos dos personagens de modo que o assunto ganhe corpo e obviedade. Aquilo que não se manifesta mais do que como uma angústia na maioria de nós, torna-se mais claro no fim do filme, levando o telespectador a planejar o resgate das brincadeiras em um mundo guiado por pressão e responsabilidades.

Confira abaixo o trailer e, se quiser assistir o filme completo, a gente dá a dica que está disponível no Netflix!

“Brincar, um dos atos mais ancestrais desenvolvidos 
pelo homem para se conhecer melhor e 
para se relacionar com o mundo.” 
(Tarja Branca)