Repensar, reutilizar e acreditar!

20 de dezembro de 2013

2013 vem chegando ao fim e é tempo de compartilhar resultados e respostas positivas às nossas ações e movimentos realizados durante este ano.

O Departamento Socioambiental da Vina segue acreditando na corresponsabilidade socioambiental e na força da educação  como instrumentos para a transformação de realidades. Nossas ações, por mais simples que sejam, vêm refletindo na construção de novas atitudes em relação às pessoas com as quais trabalhamos, em relação ao cuidado com o meio ambiente e na multiplicação de informações e de boas práticas nos meios em que a Vina atua.

Uma boa maneira de colocar em prática a nossa proposta socioambiental e de promover boas ideias de reutilização e reaproveitamento está presente na criação e na produção dos nossos brindes de 2013.

I

Detalhe da agenda para 2014 com o tema 7Rs

BRINDES 2013 | 2014 

A produção dos brindes, que é coordenada pelo Departamento Socioambiental, mais uma vez foi realizada a partir de resíduos e sucatas geradas pela Vina: uniformes descartados e câmaras de pneu. Essa produção começa com a separação e higienização de todos os materiais, dentro da própria empresa. A equipe de produção elabora as ideias, que são colocadas em prática, na maioria das vezes, por grupos de inclusão produtiva ou artesãos.

O resultado são brindes criativos e funcionais, que possui outros valores agregados além da reutilização e do reaproveitamento.
Nas fotos abaixo, em ordem (clique nas fotos para ampliar):

1. Necessaire de câmara de pneu, forrada com o tecido dos uniformes.

2.  Relógio feito a partir de tiras de papelão reutilizado e câmara de pneu.

3. Agendas 2014: capa produzida com uniformes descartados e logo feito com câmara de pneu.

4. Envelopes em formato A4, produzidos a partir do reaproveitamento de retalhos de tecido de cortinas. Detalhe para o fechamento feito a partir de tampinhas de embalagens tetra pak, que foram recolhidas na nossa Campanha de tampinhas!

I

I

Impressão

Todo o material impresso dos brindes foi produzido na gráfica verde Eko Footprint, que utiliza tecnologia de impressão a base de cera, que gera 92% menos resíduos.


Conheça o trabalho da Eko Footprint 

http://www.ekofootprint.com/ 
https://www.facebook.com/EkoFootprint

 

Entrega

Parte da entrega dos brindes foi feita com os meninos do Dizzy Express. Para quem não sabe, eles formam um grupo de ciclistas, que resolverem unir o útil ao agradável. O amor pela magrela e a preocupação com a mobilidade urbana na cidade resultaram em um serviço de entregas rápidas, realizado todo por bicicletas.

Conheça mais sobre o trabalho deles nos links abaixo:

Facebook | Entrevista 

Cláudia Lessa, coordenadora do Departamento Socioambiental
e João Ziller , integrante do Dizzy Express.

I

E para 2014…

 

I


Esse é o nosso Cartão de Natal, com flores criadas a
partir de embalagens de tetra pak.