Espetáculo Terra :: Projeto Sociocultural Agnes Cidadania

12 de dezembro de 2023

O Dep. Socioambiental da Vina é parceiro do Projeto Sociocultural Agnes Cidadania, um grupo de dança, de BH, sem fins lucrativos, que faz parte da REDE Socioambiental Vina. Em 2023, participamos do Projeto “Espetáculo Terra”, que foi apresentado no último sábado, 9 de dezembro. Este projeto de arte e cultura tem como foco também a reflexão e a educação social e ambiental das pessoas envolvidas.

 

A parceria da Vina com este projeto passa pelo foco de educação social e ambiental, que desenvolveram várias ações durante o semestre, com parceiros da nossa REDE Socioambiental. Foi realizada uma Oficina de Plantio no Centro Cultural Vila Santa Rita e visitas à Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região – Coopersoli, como também, à trilha ecológica da área de preservação de cerrado da Vina. Para saber mais sobre estas ações clique aqui

Outra ação desenvolvida nesta parceria Vina/Agnes Cidadania, foi uma oficina de criação e de produção de figurino e de cenário para o espetáculo, concebidos a partir de reutilização, sob a coordenação da artista Cristina Araújo, parceira, também, da REDE Socioambiental Vina. A Oficina, além da produção solicitada, também estimulou e orientou o uso de materiais reciclados, sempre com o objetivo maior de trazer a conscientização e a preservação do “AMBIENTE”:  social e ambiental. Uma reflexão sobre o consumo e o desperdício. 

Cristina Araújo levou, para estimular a criação do grupo, um vestido de sacolas plásticas que ela vem acrescentando elementos a 10 anos. Esse vestido foi incorporado ao Espetáculo, um simbolismo da proposta deste projeto.

 

Diversos materiais descartados por nossa sociedade de consumo foram utilizados para a confecção do cenário, figurino e acessórios, como: lacres de latinhas, garrafas PETs, Tetra Pak, cápsulas de café, entre outros. O resultado foi criativo, interessante e “mexeu” com as pessoas que tiveram a oportunidade de participar deste projeto.

“Não jogamos Lixo Fora, Jogamos Lixo Dentro”

 …

Espetáculo TERRA, Arte, Cultura, Comunidade, Meio Ambiente, Empresa e Sociedade trabalhando em REDE.


Veja mais fotos aqui


Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa

Texto: Cláudia Pires Lessa
Fotos: Lina Mintz e Cristina Araújo
Produção: Sônia Rocha

Design Gráfico: Lika Prates