20 de dezembro de 2013
2013 vem chegando ao fim e é tempo de compartilhar resultados e respostas positivas às nossas ações e movimentos realizados durante este ano.
O Departamento Socioambiental da Vina segue acreditando na corresponsabilidade socioambiental e na força da educação como instrumentos para a transformação de realidades. Nossas ações, por mais simples que sejam, vêm refletindo na construção de novas atitudes em relação às pessoas com as quais trabalhamos, em relação ao cuidado com o meio ambiente e na multiplicação de informações e de boas práticas nos meios em que a Vina atua.
Uma boa maneira de colocar em prática a nossa proposta socioambiental e de promover boas ideias de reutilização e reaproveitamento está presente na criação e na produção dos nossos brindes de 2013.
Detalhe da agenda para 2014 com o tema 7Rs |
A produção dos brindes, que é coordenada pelo Departamento Socioambiental, mais uma vez foi realizada a partir de resíduos e sucatas geradas pela Vina: uniformes descartados e câmaras de pneu. Essa produção começa com a separação e higienização de todos os materiais, dentro da própria empresa. A equipe de produção elabora as ideias, que são colocadas em prática, na maioria das vezes, por grupos de inclusão produtiva ou artesãos.
O resultado são brindes criativos e funcionais, que possui outros valores agregados além da reutilização e do reaproveitamento.
Nas fotos abaixo, em ordem (clique nas fotos para ampliar):
1. Necessaire de câmara de pneu, forrada com o tecido dos uniformes.
2. Relógio feito a partir de tiras de papelão reutilizado e câmara de pneu.
3. Agendas 2014: capa produzida com uniformes descartados e logo feito com câmara de pneu.
4. Envelopes em formato A4, produzidos a partir do reaproveitamento de retalhos de tecido de cortinas. Detalhe para o fechamento feito a partir de tampinhas de embalagens tetra pak, que foram recolhidas na nossa Campanha de tampinhas!
Todo o material impresso dos brindes foi produzido na gráfica verde Eko Footprint, que utiliza tecnologia de impressão a base de cera, que gera 92% menos resíduos.
Conheça o trabalho da Eko Footprint
Parte da entrega dos brindes foi feita com os meninos do Dizzy Express. Para quem não sabe, eles formam um grupo de ciclistas, que resolverem unir o útil ao agradável. O amor pela magrela e a preocupação com a mobilidade urbana na cidade resultaram em um serviço de entregas rápidas, realizado todo por bicicletas.
Conheça mais sobre o trabalho deles nos links abaixo: